O CLIMA E A PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA NA MICRORREGIÃO HOMOGENÊA DE ITUIUTABA-MG
Palabras clave:
Produtividade Agrícola, Microrregião de Ituiutaba-MG, Clima.Resumen
O presente trabalho traz uma discussão sobre a relação existente entre o clima e a produtividade agrícola da Microrregião de Ituiutaba-MG localizada na região Sudeste do Brasil. O principal objetivo deste trabalho foi fazer uma análise das mudanças ocorridas na produção agrícola da microrregião na década de 2000, relacionando estas mudanças com o clima existente dentro da mesma. A metodologia utilizada para a realização do referido artigo foram dados colhidos no site do IBGE-SIDRA, dados mensais de precipitação disponibilizados pela ANA, revisão bibliográfica, visitas in loco e coleta de informações no Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba-MG (SIPRI). Como resultado conclui-se que houve algumas mudanças na produção agrícola da microrregião e essas vêm sendo atribuídas a uma série de fatores relacionados à baixa nos valores da produção agrícola de algumas culturas. Além dos aspectos citados o clima da microrregião de Ituiutaba-MG, possui características favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar o qual influenciou o crescimento expressivo dessa cultura, conforme dados analisados no período de 2000 e 2010.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-10-06
Cómo citar
Silva Alves, V. A. da, Silva Souza, J., & Teodoro de Queiroz, A. (2012). O CLIMA E A PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA NA MICRORREGIÃO HOMOGENÊA DE ITUIUTABA-MG. REVISTA GEONORTE, 3(9), 1109 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2568
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).