ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO DO MUNICÍPIO DE GURINHATÃ-MG
Palavras-chave:
Regime pluviométrico, Gurinhatã-MG, clima.Resumo
O conhecimento do regime pluviométrico de um local é essencial para caracterização do clima e o entendimento da relação do clima com os processos de produção instalados. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo analisar e caracterizar o regime pluviométrico do município de Gurinhatã-MG. Para realização do trabalho foram utilizados dados de totais pluviométricos, precipitações máximas e número de dias com chuva, no período de 1976 a 2011, da estação pluviométrica de Gurinhatã, código 01949003, disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA). Ao analisar os dados verifica-se que em média, nesta estação, os índices pluviométricos totalizam 1410 mm/ano em 103 dias, tendo, em média, as maiores precipitações anuais atingindo 85 mm/dia, sendo que a precipitação máxima já registrada foi de 130 mm/dia. Percebe-se, também, que ao longo de todo o período de dados apenas em 28% dos dias ocorreu precipitação. Ainda sobre o regime pluviométrico nota-se a ocorrência de um período chuvoso (outubro a março) concentrando 85% do total pluviométrico e outro seco (abril a setembro) com 15%, o que caracteriza o clima de Gurinhatã com duas estações bem definidas uma chuvosa e outra seca.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Barbosa dos Santos, B. A., Silva Assis, V. A. da, & Teodoro de Queiroz, A. (2012). ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO DO MUNICÍPIO DE GURINHATÃ-MG. REVISTA GEONORTE, 3(9), 935 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/Aaa
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).