AMAZÔNIA INVISÍVEL

UMA ANÁLISE DA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE O TURISMO GASTRONÔMICO

Autores

  • Alessandra Souza Queiroz Melo UFAM
  • Elimar Pinheiro do Nascimento Universidade Fedederal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.52.174.197

Palavras-chave:

Turismo alimentar, Experiências gastronômicas, Culinária regional

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o de compreender como o turismo gastronômico (TG) é contemplado na literatura nacional e internacional. Entende-se por TG aquele turismo no qual a gastronomia participa da atratividade do destino, sendo um componente de experiência importante. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica, em consultas às bases de dados do Scopus e dos Periódicos da Capes. Pelo fator de inclusão e exclusão adotado - revistas com avaliação de A1 a A4 do Qualis Capes - foram selecionados 40 artigos, sendo 23 da Base de Dados do Scopus e 17 da Base dos Periódicos Capes, presentes em 30 revistas, das quais nove brasileiras. Dentre as revistas apenas nove contemplam mais de um artigo. Os resultados demostram que no século XXI o TG ganhou paulatinamente relevância, em particular a partir de 2017, com um número crescente de artigos abordando a alimentação como elemento fundamental de atração e experiência turística. As publicações selecionadas abordaram 16 regiões, com destaque para a Espanha. Nos procedimentos metodológicos sobressaem os estudos qualitativos. Identificou-se ausência de estudos específicos sobre turismo gastronômico na Amazônia, indicando uma lacuna na produção analisada. Um aprofundamento do estudo, incorporando literatura cinzenta, poderia revelar outros resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elimar Pinheiro do Nascimento, Universidade Fedederal do Amazonas

Sociólogo, com doutorado pela Université de Paris V (René Descartes, 1982), e pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Professor associado dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e do Programa Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisador associado no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB) . Foi professor nas Universidades de Maputo (Moçambique), Federal da Paraíba e Federal de Pernambuco, Universidade Católica do Equador e consultou na Faculdade de Psicologia da Universidade da República, Uruguai. Participou dos governos de Miguel Arraes (PE) e Cristovam Buarque (DF). Trabalhou em Moçambique no governo Samora Machel. Tem experiência em pesquisa, gestão e planejamento. Pesquisa e publica, principalmente, sobre os seguintes temas: conflitos sociais e ambientais, políticas públicas e meio ambiente, sustentabilidade, interdisciplinaridade e turismo. É fundador do Laboratório de Estudos sobre o Turismo e Sustentabilidade (LETS), co-coordenador do GT 14 (Sociedade e Meio Ambiente) de ALAS (Associaáo Latinoamericana da America Latina)-.

Referências

Livro:

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologias. Saraiva Educação SA, 2001.

FAGLIARI, G. Turismo e alimentação. Roca: São Paulo. 2005.

Florida, R. A ascensão da classe criativa: seu papel na transformação do trabalho, do lazer, da comunidade e do cotidiano. Nova York, NY: L&PM.2002.

Mauss, Marcel (2003), Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify.

Artigo em periódico:

MUNCHEN, J.; GARCIA, R. K. D.O. O interesse dos viajantes pelos elementos gastronômicos do turismo. Revista Conhecimento Online, v. 1, p. 94-103, 2015. DOI: https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.90. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/90. Acesso em: 20 de novembro 2023.

PECCINI, Rosana. A gastronomia e o turismo. Rosa dos Ventos, v. 5, n. 2, p. 206-217, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4735/473547093002.pdf. Acesso em: 21 de junho de 2023.

PARRONDO, F. F. Jornadas de turismo gastronómico en la comunidad de Madrid. Cuadernos de turismo, n. 33, p. 31-58, 2014. Disponível em: https://revistas.um.es/turismo/article/view/195631. Acesso em: 12 de agosto de 2023.

Medeiros, M. D. L.; Passador, J. L.; Becheleni, D. G. A fenomenologia e a pesquisa em turismo: reflexões para aplicação com base no turismo gastronômico. Turismo: Visão e Ação, v. 13, n. 1, p. 20-34, 2011. DOI: 10.14210/rtva.v13n1.p20-34. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1742. Acesso em: 13 de julho de 2023.

Medeiros, M. D. L.; Cunha, J. A. C. D.; Passador, J. L. Turismo gastronômico e desenvolvimento regional: um estudo a partir do caso do queijo minas artesanal do Serro. Caderno Virtual de Turismo, v. 18, n. 2, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1373. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1373. Acesso em: 29 de agosto de 2023.

Torre, M. G. M. V. D. L.; Morales-Fernández, Emilio J.; Naranjo, L. M. P. Análisis del turismo gastronómico en la provincia de Córdoba. Revista Encontros Cientificos: Tourism Management Studies, v. 8, n. 1, p. 78-87, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388743870009. Acesso em: 14 de outubro de 2023.

Torre, M. G. M. V. D.l; Fernández, E. M.; Naranjo, L. M. P. Turismo gastronómico, denominações de origem e desenvolvimento rural na Andaluzia: situação actual. Boletim da Associação de Geógrafos Espanhóis, 2014.

Aguirregoitia-Martínez, A.; Fernández-Poyatos, M. D. La simplicidad como proceso creativo culinario: una tendencia en el turismo gastronómico. Gastronomía y turismo, Pasos, v. 17, n. 5, p. 875-890, out.-dez. 2019. ISSN 1695-7121. Disponível em:https://www.redalyc.org/journal/881/88165933001/88165933001.pdf. Acesso em: 05 maio 2023.

Aliyev, V. Assessment of Gastronomic Tourism Potential in the Ganja-Gazakh Economic Region of Azerbaijan. Journal of Environmental Management and Tourism (JEMT), 13(4), 1142-1150, 2022. Disponível em: https://journals.aserspublishing.eu/jemt/article/view/7068. Acesso em: 06 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.14505/jemt. V.13.4 (60).

Antón, C.; Camarero, C.; Laguna, M.; Buhalis, D. “Impacts of Authenticity, Degree of Adaptation and Cultural Contrast on Travellers’ Memorable Gastronomy Experiences.” Journal of Hospitality Marketing & Management, vol. 28, no. 7, 8 Jan. 2019, pp. 743–764, https://doi.org/10.1080/19368623.2019.1564106.

Balderas-Cejudo, A.; Patterson, I.; Leeson, GW. “Senior Foodies:A Developing Niche Market in Gastronomic Tourism.” International Journal of Gastronomy and Food Science, vol. 16, July 2019, p. 100152, https://doi.org/10.1016/j.ijgfs.2019.100152.

Basnyat, S., & Ho, I. T. E “Food and Tourist Experiences: Insights from Macau.” Journal of Global Scholars of Marketing Science , vol. 32, 8 Feb. 2021, pp. 97–113, https://doi.org/10.1080/21639159.2020.1808835.

Bondzi-Simpson, A., & Ayeh, J. K. Assessing hotel readiness to offer local cuisines: A clustering approach. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 31(2), (2019). pp. 998-1020. DOI: 10.1108/IJCHM-12-2017-0820.

Cunha, S. Gastronomic tourism, a differential factor. Millenium, Portugal, 93-98, 2018. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0205.09.00157.

Cunha, S., Barroco, C., & Antunes, J. O turismo gastronómico como fator diferenciador dos destinos: o caso de Portugal. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, v.24. 2019. 409-422. Disponível em: https://www.risti.xyz/index.php/pt-pt/edicoes. Acesso em: 15 de junho de 2023.

Dancausa-Millan, G., & Huete-Alcocer, N. Olive oil as a gourmet ingredient in contemporary cuisine. A gastronomic tourism proposal. International Journal of Gastronomy and Food Science, 29, 2022. pp. 100548. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijgfs.2022.100548.

Dorta-Afonso, D., & Padrón-Ávila, H. Gestión de turismo gastronómico: identificación del mercado potencial en Canarias. PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 19(4), 2021. 725-736. DOI: https://doi.org/10.25145/j.pasos.2021.19.047.

Faria, A. M., & da Silva, A. R. L. Quando a estratégia como prática encontra com a política pública de turismo: o contexto de um sindicato e de empresas associadas do turismo gastronômico no Espírito Santo. Teoria e Prática em Administração (TPA), 5(2), 2015. 72-100. DOI: https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i2-26666.

García, L. Á. C. Gastronomic tourism, factors that affect the competitiveness of restaurants in Zacatecas, México. Turismo y patrimonio, (18), 2022. 49-65. Disponível em: https://revistaturismoypatrimonio.com/index.php/typ/completo. Acesso em: 23 de novembro de 2023.

Goes, C., Mascarenhas, R. G. T., & de Lima Medeiros, M. Sabores do Paraná: Análise da promoção turística. Esferas, (15), 2019. 33-45. DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10534.

Jarocki, I. M. C. Circuito Delícias de Pernambuco: a gastronomia como potencial produto turístico. Revista Turismo em Análise, 20(2), 2009. 321-344. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i2p321-344.

Jiménez, J.A.C.; Millán-Vázquez D.L.T.M.G.; Rojas, R.H. Análise da procura turística das rotas do presunto ibérico na Andaluzia (Sul de Espanha): Perfil do turista. Sustainability , 11 (16), 2019. 4278.

Jiménez-Beltrán, F. J., López-Guzmán, T., & González Santa Cruz, F. Analysis of the relationship between tourism and food culture. Sustainability, 8(5), 2016. 418.

Jiménez-Beltrán, J.; Jara-Alba, C.; Roldan Nogueras, J.; Gomez-Casero, G. Segmentação motivacional do turista gastronômico da cidade de Córdoba (Espanha). Geo Revista de Turismo e Geossítios , v. 26, n. 3, pág. 874-886, 2019. DOI: 10.30892/gtg.26316-404.

LONG, L. M. Política cultural no turismo culinário com comidas étnicas. Revista de Administração de Empresas, v. 58, p. 316-324, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-759020180313.

Artigo em evento

Chango-Canaveral, P. M.; Quezada-Sarmiento, P. A.; Artieda-Ponce, M.P.; Nalvarez, W.T.S.; López-Criollo, J. Uso de aplicaciones Web, Móviles y Medios Sociales para el fortalecimiento del turismo gastronómico: Ruta Orígenes-Mancomunidad Bosque Seco. Conferência: 13ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CIST). Jun, 2018. DOI:10.23919/CISTI.2018.8399275.

Outras referências

Cision. World Food Travel Association anuncia Convenção Comercial e Feira do Consumidor FoodTrekking World Travel 2017. Disponível em: https://www.prnewswire.com/in/news-releases/world-food-travel-association-announces-2017-foodtrekking-world-travel-trade-convention-and-consumer-show-605496636.html. Acesso em: 20 de junho de 2023.

JACQUES, A. P.; NASCIMENTO, E. P. D. Projeto prospectivas para o turismo gastronômico no Brasil. Plano de Ação gastronômico 2023 – 2030. Ministério do Turismo. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-nacional-de-turismo-gastronomico. Acesso em: 10 de agosto de 2023.

MARTINS, C. A. D. M. G. Uma floresta de sabores da Gastronomia do Amazonas e seu papel no incremento do turismo. 2022.Tese (Doutorado em Turismo e Hotelaria) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Disponível em: https://www.univali.br/pos/doutorado/doutorado-em-turismo-e-hotelaria/banco-de-teses/Paginas/default.aspx. Acesso em: 21 de outubro de 2023.

OLIVEIRA, I. C. D. A imagem da Amazônia: Estudo sobre a percepção dos turistas estrangeiros sobre a Amazônia. 2022. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9181. Acesso em 22 de outubro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Souza Queiroz Melo, A., & Pinheiro do Nascimento , E. . (2024). AMAZÔNIA INVISÍVEL: UMA ANÁLISE DA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE O TURISMO GASTRONÔMICO. REVISTA GEONORTE, 15(52). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.52.174.197

Edição

Seção

Artigos