APONTAMENTOS PARA O USO DE PERIODICOS NÃO-ACADÊMICOS EM SALA DE AULA A FIM DE SE PERCEBER A TRANSFORMAÇÃO DA/NA PAISAGEM ATRAVÉS DE EVENTOS CLIMATICOS EXTREMOS
Resumen
O clima sempre foi uma questão de interesse ao ser humano. Primeiro, por ser capaz de condicionar as ações humanas em determinados locais. O presente trabalho visa primariamente estabelecer apontamentos para o entendimento da paisagem e sua relação com o clima, por meio de eventos climáticos extremos que a transformam repentinamente. Em seguida fornecer aportes ao ensino de climatologia de modo que facilite o entendimento dos conteúdos de sala pelo aluno de forma mais concisa, tal tarefa se torna viável pelo fato de que o uso de jornais locais ou reportagens trás ao aluno uma conexão com a realidade. Por se tratar de fatos que os alunos têm algum conhecimento prévio, fica mais fácil de trabalhar tais conteúdos os alunos já tem uma opinião a respeito mesmo que superficial, mas é uma opinião que poderá suscitar o debate em sala tornando a aula mais dinâmica. Neste sentido o material para analíse deste trabalho são os periódicos não acadêmicos que por não ter uma linguagem estritamente culta, mas sim uma linguagem que transita entre a norma culta e a coloquial, tem-se uma maior acessibilidade de seus conteúdos e desse modo podendo ser trabalhado em diversas turmas. Assim o principal objetivo do trabalho é buscar dentro destes periódicos conceitos que possam ser trabalhados em sala de aula.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-10-06
Cómo citar
Andrade Silva, I., & Soares Fialho, E. (2012). APONTAMENTOS PARA O USO DE PERIODICOS NÃO-ACADÊMICOS EM SALA DE AULA A FIM DE SE PERCEBER A TRANSFORMAÇÃO DA/NA PAISAGEM ATRAVÉS DE EVENTOS CLIMATICOS EXTREMOS. REVISTA GEONORTE, 3(8), 59–67. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2262
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).