INTERAÇÕES ENTRE CLIMA E SÍTIO EM SITUAÇÃO SAZONAL DE INVERNO: UM ESTUDO DE CASO EM CIDADES DA ZONA DA MATA MINEIRA
Palavras-chave:
Sítio, Clima, Zona da Mata MineiraResumo
As articulações entre clima urbano e sítio urbano em cinco cidades da Zona da Mata Mineira, ao longode um perfil caracterizado por variações topografias, consistem no fato a ser analisado ecompreendido. O sítio é a dimensão natural do ambiente, quanto menor a cidade, maior influência eleterá em seu clima. Foram realizadas medições dos elementos climáticos de forma simultânea nas cincocidades, nos horários de 9, 12, 15, 18 e 21 horas, durante dois dias consecutivos (20 e 21 de agosto de2011), sob atuação de diferentes sistemas atmosféricos, na estação de inverno. Para representar ediscutir os dados coletados foram elaborados transetos no software Surfer for Windows® v. 10. Osresultados mostram que a influência do sítio urbano no clima local é maior em situação de estabilidadeatmosférica, e que a variação altimétrica não justifica as diferenças de temperatura registradas entre ascidades. Em situação de instabilidade atmosférica os fatores geográficos locais exercem menorinfluência nos atributos climáticos.Downloads
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Soares Fialho, E., Souza Alves, R. de, & Souza Alves, A. de. (2012). INTERAÇÕES ENTRE CLIMA E SÍTIO EM SITUAÇÃO SAZONAL DE INVERNO: UM ESTUDO DE CASO EM CIDADES DA ZONA DA MATA MINEIRA. REVISTA GEONORTE, 3(5), 916 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2156
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).