ESTUDOS BIOGEOGRÁFICOS AUXILIANDO NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÃOES ENTRE MUNDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL E DECLÍNIO DAS POPULAÇÕES DE ANFÍBIOS ANUROS.

Autores

  • Adriano de Souza Alves
  • Rafael de Souza Alves
  • Oswaldo Pinto Ribeiro Filho
  • Leonardo Comastri Arruda

Palavras-chave:

Biodiversidade, Anfíbios, Mudança climática global, Biogeografia.

Resumo

Biodiversidade compreende a variedade de espécies, ecossistemas e processos ecológicos. Associada aos fatores abióticos é responsável pela manutenção do equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. A maior biodiversidade de anuros encontra-se no Brasil, com aproximadamente 849 espécies. Anfíbios são considerados o grupo que corre maior risco de extinção e esse risco vem aumentando desde o início da década de 80 com o declínio dessas populações. Vários fatores estão associados a este declínio, como fragmentação e destruição dos habitats, doenças infecciosas, poluição das águas, espécies invasoras, aumento da incidência da radiação ultravioleta (UV-B), isolamento de populações, consanguinidade, efeito de borda, mudanças climáticas. A mudança climática global parece estar favorecendo a ocorrência de alguns dos fatores responsáveis. A pesquisa biogeográfica auxilia na compreensão da relação entre mudança climática e declínio populacional de anfíbios uma vez que aquela, através das alterações provocadas no meio abiótico, altera a forma de como essas espécies interagem com o meio.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Souza Alves, A. de, Souza Alves, R. de, Ribeiro Filho, O. P., & Comastri Arruda, L. (2012). ESTUDOS BIOGEOGRÁFICOS AUXILIANDO NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÃOES ENTRE MUNDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL E DECLÍNIO DAS POPULAÇÕES DE ANFÍBIOS ANUROS. REVISTA GEONORTE, 3(4), 175–183. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1816