UTILIZAÇÃO DA ETOLOGIA E DA BIOGEOGRAFIA PARA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES INTERESPCÍFICAS ENTRE LEPTODACTYLUS LABYRINTHICUS (RÃ-PIMENTA) E LITHOBATES CATESBEIANUS (RÃ-TOURO) E CONSERVAÇÃO DE BIODIVERSIDADE.

Autores

  • Adriano de Souza Alves
  • Rafael de Souza Alves
  • Oswaldo Pinto Ribeiro Filho
  • Angela Emi Takamura

Palavras-chave:

Comportamento animal, Biogeografia, Biodiversidade, Lithobates catesbeianus, Leptodactylus labyrinthicus.

Resumo

O estudo do comportamento vem se tornando uma ciência multidisciplinar. Para compreendê-lo em sua complexidade é necessário o conhecimento de outras áreas como Bioquímica, Genética, Ecologia, Psicologia, Estatística, Geografia. Estudos em Etologia são instrumentos para compreensão de interações ecológicas, utilizados em programas de conservação e preservação da biodiversidade. Para compreender-se o comportamento das espécies em ambiente natural é relevante a associação entre Etologia e Biogeografia. A Biogeografia estuda a distribuição dos seres vivos e investiga como as espécies interagem biologicamente com os diversos tipos de solo, clima e relevo. Espécies de animais e vegetais introduzidos em ambientes diferentes da sua área de distribuição natural são conhecidas como espécies exóticas, podendo estabelecer-se como espécies exóticas invasoras ao longo do processo de adaptação ao novo hábitat. No Brasil, a introdução da rã-touro em uma fazenda do Estado de Goiás, aparentemente causou o desaparecimento de anuros nativos Leptodactylus ocellatus (rã-manteiga) e Leptodactylus labirinthycus (rã-pimenta). O estudo do comportamento animal auxilia na compreensão da inter-relação entre as espécies e o ecossistema, bem como para o desenvolvimento de técnicas mais adequadas de conservação da biodiversidade. O estudo biogeográfico contribui com a Etologia, uma vez que ele auxilia na compreensão do espaço onde se expressa o comportamento das espécies.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Souza Alves, A. de, Souza Alves, R. de, Pinto Ribeiro Filho, O., & Emi Takamura, A. (2012). UTILIZAÇÃO DA ETOLOGIA E DA BIOGEOGRAFIA PARA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES INTERESPCÍFICAS ENTRE LEPTODACTYLUS LABYRINTHICUS (RÃ-PIMENTA) E LITHOBATES CATESBEIANUS (RÃ-TOURO) E CONSERVAÇÃO DE BIODIVERSIDADE. REVISTA GEONORTE, 3(4), 306–317. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1828