RELAÇÕES RELEVO-SOLOS NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO RIO MOGI GUAÇU, SP
Palabras clave:
Geomorfologia, Rio Mogi Guaçu, solos, dataçãoResumen
Este trabalho apresenta a revisão de estudo realizado por Perez Filho et al. (1980) em terraços fluviaisdo Rio Mogi Guaçu, em área da Fazenda Campininha, no município paulista de Mogi Guaçu. Foramcoletadas amostras de solos em dois níveis de terraços, além de amostra em pedimento adjacente. Taisamostras foram submetidas à datação absoluta através do método Luminescência OpticamenteEstimulada (LOE), que determina o período da última exposição do material sedimentar à luz do sol.Os resultados das datações apontam diferença de idade entre os dois níveis de terraço do perfil, sendoo nível mais distante do rio e com maior altitude, mais velho (aproximadamente 1.900 anos) e o nívelmais baixo, mais novo (aproximadamente 1.150 anos). O pedimento é datado com aproximadamente3.650 anos. Esses resultados indicam a possibilidade de existência de oscilações climáticas no períodopré-atual, sendo que períodos mais secos (há 1.900 e 1.150 anos) permitiriam o desenvolvimento dosníveis de terraço, enquanto que período mais úmido intermediário causou entalhamento do canal, eatual diferenciação de níveis.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Luis Storani, D., & Perez Filho, A. (2012). RELAÇÕES RELEVO-SOLOS NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO RIO MOGI GUAÇU, SP. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1721 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2227
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).