RELEVOS TECTÔNICOS NO MEIO TROPICAL: QUESTÕES SOBRE A FISIOLOGIA DA PAISAGEM NAS TERRAS ALTAS DO SUDESTE BRASILEIRO
Palavras-chave:
Relevos tectônicos, clima tropical, Serra da Mantiqueira, tectônica ativa.Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir as relações entre a tectônica e o clima na definição da fisiologia da paisagem nas terras altas da Serra da Mantiqueira. Os recursos metodológicos se pautaram na extração de lineamentos estruturais, aplicação de índices Sinuosidade da Escarpa Montanhosa (Smf), e verificação de efeitos neotectônicos no relevo e na drenagem. O tectônico da Serra da Mantiqueira responde de forma particular ao controle climático tropical na forma de morfodinâmica aguda com processos geomórficos significativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Marques Neto, R., & Perez Filho, A. (2012). RELEVOS TECTÔNICOS NO MEIO TROPICAL: QUESTÕES SOBRE A FISIOLOGIA DA PAISAGEM NAS TERRAS ALTAS DO SUDESTE BRASILEIRO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 646 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2115
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).