POTENCIALIDADES DO SISTEMA FÍSICO AMBIENTAL DO TERRITÓRIO DA SOJA E DO ALGODÃO, EXTREMO OESTE DA BAHIA – BRASIL
Palabras clave:
Sistema de Informação Geográfica, Sistema Antrópico, Geossistema.Resumen
O objetivo do artigo consiste em caracterizar as potencialidades do Geossistema que influenciaram a apropriação e constituição da nova fronteira agrícola e a continua ampliação de área destinada a agricultura. A área de estudo contemplou os municípios de Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério devido a elevada produtividade. As potencialidades físicas do ambiente promoveram e conectaram os municípios do agronegócio da soja e do algodão aos circuitos da economia globalizada.Neste sentido, a análise espacial dos subsistemas ocorreu por meio da elaboração de representações gráficas em mapas no ambiente ArcGIS 10.0, assim como foram realizados trabalhos de campo. Os resultados indicaram que a apropriação do Geossistema pelo sistema antrópico resultou em novas organizações espaciais, que são produzidas pelos segmentos produtivos da economia agrícola, em particular os complexos agroindustriais da soja e do algodão, por visualizarem a natureza exclusivamente enquanto recurso, consequência do entendimento das potencialidades físicas dos sistemas ambientais, em específico da geomorfologia e do clima.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Oliveira Fontes, E. de, Matos Góes, L., & Perez Filho, A. (2012). POTENCIALIDADES DO SISTEMA FÍSICO AMBIENTAL DO TERRITÓRIO DA SOJA E DO ALGODÃO, EXTREMO OESTE DA BAHIA – BRASIL. REVISTA GEONORTE, 3(5), 607 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2111
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).