ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITU – OESTE DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL
Palabras clave:
Zoneamento Geoambiental, Bacia hidrográfica, Oeste do RSResumen
O zoneamento Geoambiental busca a divisão da área em unidades, através de suas características deseus atributos. As unidades representam áreas com heterogeneidade mínima quanto aos atributos e, emcompartimentos com respostas semelhantes aos processos de dinâmica superficial. Assim sendo, opresente trabalho buscou a compartimentação da bacia hidrográfica do Rio Itu em sistemas e unidadesGeoambientais, frente às fragilidades e potencialidades intrínsecas de cada área. Para a realização dotrabalho foram adotadas concepções de cartografia adotadas por Zuquette (1987, 1993) e Lollo (1996),seguindo metodologias aplicadas por Robaina et al. (2009) e De Nardin (2009). A correlação do meiofísico juntamente com as análises dos diferentes usos e ocupações permitiu a compreensão daspotencialidades e fragilidades da paisagem. O zoneamento Geoambiental da bacia hidrográfica do RioItu definiu sistemas e unidades Geoambientais através das características como: disponibilidadehídrica, de infra-estrutura básica, de vegetação e espécies endêmicas, solos e fragilidades relacionadasaos processos erosivos e principais tipos de usos. Entre os seis sistemas geoambientais definidos, oque apresenta grande fragilidade, refere-se ao Sistema Maçambará que comporta a concentração dosubstrato geológico e solos arenosos muito friáveis, possibilitando a grande ocorrência de processos dedinâmica superficiais. Este trabalho serve de base para estudos de maiores detalhes e sugere-seaproximar a discussão para a aplicação do planejamento e ordenamento territorial, uma vez que asocupações, nem sempre são precedidas de estudos que considerem as restrições dos recursos naturais,especialmente relacionadas à fragilidade das litologias e dos solos, quando submetidos a determinadosusos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-16
Cómo citar
Trentin, R., & Cordeiro Santos, L. J. (2012). ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITU – OESTE DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1405–1418. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2032
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).