ATLAS GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANOEL VIANA, OESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Atlas, Zoneamento Geoambiental, Manoel Viana.Resumo
O mapeamento Geoambiental cada vez mais vem sendo utilizado em diferentes níveis de análise eaplicações, visto que apresenta-se como uma importante ferramenta de auxílio à tomada de decisõesapresentando elementos importantes no planejamento ambiental, desta forma o presenta trabalho temcomo objetivo a elaboração do atlas geoambiental de Manoel Viana. A base cartográfica utilizada naelaboração foram as cartas topográficas elaboradas pela diretoria de serviço geográfico do exercito(DSG/IBGE, 1977), na escala 1:50.000. Na elaboração do Atlas Geoambiental, foram analisadosdiversos elementos do meio físico como drenagem, litologia, geomorfologia e também elementos deuso e ocupação do solo, essas informações compuseram o corpo do atlas e através da correlação entreestes elementos permitiram a definição do zoneamento Geoambiental do município nas seguintesclasses: Unidade Urbana, Unidade da Campanha, Unidade Areais, Unidade Manoel Viana, UnidadeIbicui e Unidade Itu. A construção do Atlas visa servir de subsidio a órgãos municipais, auxiliando nastomadas de decisões, bem como apresentar ao município uma serie cartográfica que pode ser aplicadaem escolas locais permitindo a população um melhor conhecimento do município.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Volpato Sccoti, A. A., Souza Robaina, L. E. de, Trentin, R., & Junges Menezes, D. (2012). ATLAS GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANOEL VIANA, OESTE DO RIO GRANDE DO SUL. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1335–1347. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2192
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).