DINÂMICA DA PAISAGEM E RISCO AMBIENTAL NA ILHA DE CARATATEUA, DISTRITO DE BELÉM-PA.
Palabras clave:
Análise geográfica, geomorfologia, uso e ocupação, risco ambiental.Resumen
A Ilha de Caratateua, conhecida popularmente como Ilha do Outeiro pertence ao município de Belém-Pa, e está situada entre as latitudes 1º 12’ e 1º 17’S, e entre as longitudes de 48º25’ e 48º29’ W GR, no nordeste do referido município. Em princípio habitada por populações tradicionais teve seu processo de ocupação intensificado a partir da construção da ponte Enéas Martins em 1986, que conecta a ilha em questão ao continente. Tal processo, liderado por famílias em geral de classe baixa, resultou na ocupação desordenada de áreas insalubres, acarretando um fator de risco tanto ao ambiente quanto a população que nele habita. Com base nestes pressupostos, busca-se neste trabalho analisar a suscetibilidade a riscos ambientais na área de estudo, utilizando como recorte espacial duas praias, a da Brasília e a dos Artistas, por constituírem-se em praias de relevo escarpado e apresentarem um grande número de habitações sobre as falésias, considerando suas variáveis climáticas, geomorfológicas e hidrográficas. Para balizamento à este estudo foi realizada análise de imagens, pesquisa bibliográfica a cerca do tema e da área de estudo, além de trabalho de campo. Constatou-se durante a pesquisa uma grande probabilidade de ocorrência de desmoronamento nas praias em questão, apesar deste processo erosivo constitui-se em um fator natural, tem sua incidência agravada pela ocupação e concomitantemente pelo uso indevido dessa forma de relevo. Cabendo ao poder público em parceria com a comunidade acadêmica e a sociedade civil discutir e buscar medidas de prevenção a possíveis desastres ambientais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-05
Cómo citar
Silva Pimentel, M. A. da, Silva Oliveira, I. da, & Moraes Rodrigues, J. C. (2012). DINÂMICA DA PAISAGEM E RISCO AMBIENTAL NA ILHA DE CARATATEUA, DISTRITO DE BELÉM-PA. REVISTA GEONORTE, 3(4), 624–633. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1861
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).