Por um ensino interativo: a construção de um atlas digital
Palabras clave:
GeomorfologiaResumen
O presente trabalho visa atender duas finalidades: um recurso didático que facilite o aprendizado dos educandos e despertar na população soturnense sentimentos que elevem sua autoestima pelo lugar que habitam, levando-os a um sentimento maior de cuidado com a rica história local e com o seu meio ambiente. Com isso, o Atlas digital do município de Faxinal do Soturno se torna uma ferramenta no contexto educacional, servindo como forma de valorização da história e das potencialidades da região, elevando a percepção do espaço geográfico pelos educandos e pela população em geral. A confecção de um material didático próprio para a região possibilita a construção de conhecimentos mais significativos para os discentes que, se identificam com o que é comum a seu cotidiano. Além de atender a demanda de materiais cartográficos dentro da sala de aula que abordem primeiro o município em estudo, para depois abranger outras escalas. A escolha pelo estudo do município de Faxinal do Soturno se dá porque esse município demonstra um papel de centralidade dentro da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-01-06
Cómo citar
Pinto dos Santos, L., & Benaduce, G. M. C. (2016). Por um ensino interativo: a construção de um atlas digital. REVISTA GEONORTE, 6(24), 22–40. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1348
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).