GEOMORFOLOGIA E PAISAGENS: AGRONEGÓCIOS E NOVOS CENÁRIOS EM SÃO GABRIEL DO OESTE/MS
Palavras-chave:
Relevo, Desenvolvimentismo, Modernização.Resumo
A relação Campo-Cidade expressa contrastes desde a idade média nas relações industriais dos centros urbanos, com as relações primarias no campo, mas à realidade contemporânea na conjuntura globalizada atual não se rotula esta relação campo-cidade separadamente quando se trata de agronegócios. Esta realidade expressa à modernidade das propriedades rurais que hoje são verdadeiros centros empresariais e interconectados mundialmente via satélite, sem praticamente necessitar se deslocar da área para realizar qualquer atividade. Mas esta modernidade toda tem um preço negativo aos “anseios” das políticas de preservação do Meio Ambiente, com constantes transformações/modificações tão rápidas e constantes que o Meio não consegue se reequilibrar e se re-ordenar a estas mudanças, podendo gerar impactos catastróficos. A região do município de São Gabriel do Oeste, com alto domínio das ações antrópicas na ocupação do Cerrado, posicionada topograficamente em relevo dominante de chapadas com frentes escarpadas permitiu aqui análises sob a ótica da Geografia Física, mais precisamente em Geomorfologia que oferece importante papel na elaboração de estratégias de planejamento, pois os estudos das formas de relevo e de seus processos de evolução permitem o conhecimento das causas dos mecanismos da deterioração e oferece meios para corrigir falhas e evitar calamidades futuras. Os desequilíbrios que se registram nas encostas ocorrem, na maioria das vezes, por fatores como clima, topografia, geologia, intemperismo, solos e tipos de ocupação. A exploração dos solos na região se deu de forma desordenada e sem pensar num uso mais racional e plausível para que o Meio conseguisse respirar e se regenerar em busca da entropia entre seus elementos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Carvalho Santana, W. S., & Guimarães, V. (2012). GEOMORFOLOGIA E PAISAGENS: AGRONEGÓCIOS E NOVOS CENÁRIOS EM SÃO GABRIEL DO OESTE/MS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 531 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2105
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).