ESPAÇO E SEGURANÇA PÚBLICA NA FRONTEIRA GAÚCHA
Palabras clave:
Segurança. Fronteira. ENAFRON. Criminalidade.Resumen
O texto aborda conceitos ligados à segurança - nacional, humana, cidadã e pública - e às suas manifestações espaciais, para discutir o crime e seu combate da fronteira gaúcha, a partir das políticas federais para a segurança na fronteira brasileira, especialmente o Plano Estratégico para a Fronteira e a Estratégia Nacional para as Fronteiras, lançados em junho de 2011 e hoje em implementação. Dados sobre o denso povoamento, a intrincada infraestrutura de transportes (por onde circulam quase 70% das mercadorias em trânsito pelo RS) e a criminalidade (mais através do que) na fronteira do RS levam a concluir que a segurança pública na fronteira gaúcha não se constrói através de sua estigmatização como lugar do crime ou do (impossível) controle do limite internacional, e que na geografia da região estão contidos elementos de protagonismo político que permitem conciliar o incremento na segurança pública e humana da fronteira gaúcha.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Dorfman, A., & Colen França, A. B. (2013). ESPAÇO E SEGURANÇA PÚBLICA NA FRONTEIRA GAÚCHA. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1260–1280. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1234
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).