O ESTADO DE GUERRA GLOBAL: SOBRE O PAPEL DA OTAN EM CONFLITOS INTERNACIONAIS
Palabras clave:
Estado de Guerra Global – OTAN – Mundo Contemporâneo – Estado de Exceção.Resumen
O estado de Guerra Global se constitui como a conjuntura onde a guerra é tomada como uma forma de reprodução do poder em escala mundial. Neste contexto, são destacados dois elementos como ponto de problematização: [a] as novas dimensões espaciais e temporais dos conflitos territoriais que se tornaram fugazes; e [b] a legitimidade da intervenção militar posto por um Estado de Exceção que se tornou permanente. Esses elementos insinuam a manipulação das intervenções militares, justificadas em “ideais democráticos”, mas que declaram tons de uma geopolítica perversa. O exemplo das ações da OTAN, em especial após 11 de setembro de 2001, serve para demonstrar as novas dimensões de dominação territorial na atual conjuntura e, também, para uma análise no campo da Geografia Política no mundo contemporâneo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Rocha, A. S. da, & Vinco, J. de O. (2013). O ESTADO DE GUERRA GLOBAL: SOBRE O PAPEL DA OTAN EM CONFLITOS INTERNACIONAIS. REVISTA GEONORTE, 4(12), 232–244. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1163
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).