ÉLISÉE RECLUS: A GEOGRAFIA POLÍTICA A SERVIÇO DOS EXPLORADOS
Palabras clave:
Anarquismo, Élisée Reclus, Geografia Política.Resumen
O geógrafo e anarquista francês Élisée Reclus (1830-1905) em sua extensa obra tratou de diversas temáticas dentro do conhecimento geográfico e político. Durante décadas seus livros e publicações foram deixados no esquecimento, fator esse facilmente compreendido quando se analisa suas obras que sempre privilegiou os explorados na luta de classes. Na “contra mão” da geografia política clássica, que tem como principal nome o alemão Friedrich Ratzel, temos Élisée Reclus que idealiza o mundo e territórios sem Estado, sem fronteiras, o que o levará à uma visão radicalmente antagônica a da maioria dos autores clássicos e contemporâneos que estudaram a geografia política e possibilitará uma visão diferente da escola predominante e rica em novas perspectivas e indagações a respeito da sociedade, Estado, classes sociais, ou seja, a geografia política.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Castro, R. F. de, & Alves, F. D. (2013). ÉLISÉE RECLUS: A GEOGRAFIA POLÍTICA A SERVIÇO DOS EXPLORADOS. REVISTA GEONORTE, 4(12), 69–80. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1154
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).