ILHA DE CALOR NA CIDADE DE MANAUS: ESPECULAÇÃO OU REALIDADE?
Palabras clave:
Clima, temperatura, urbana.Resumen
Este artigo preocupou-se em analisar a ocorrência do fenômeno ilha de calor urbana na cidade de Manaus no dia 7 de agosto de 2008 no horário das 11:00 às 17:00 horas, usando como parâmetro meteorológico a temperatura do ar. Os valores foram obtidos de treze postos distribuídos na área urbana da cidade, sendo três estações meteorológicas oficiais e dez postos móveis. As estações meteorológicas oficiais funcionaram nos aeroportos Eduardo Gomes e Ponta Pelada e INMET. Enquanto que as móveis foram instaladas nos bairros Centro, Praça 14, São Francisco, Coroado (UFAM), São José I, Cidade de Deus (Jardim Botânico), Conjunto Nova Cidade, Conjunto Beija-Flor, Parque 10 e Flores. A distribuição dos postos de coleta de dados levou em consideração a área construída e a intensidade do uso do espaço urbano. A análise das temperaturas dos horários registrados permitiu identificar maior número de ocorrência do fenômeno “ilha de calor” na área do Aeroclube, bairro de Flores, Zona Centro-Oeste, com os índices de 35,2; 36,0; 36,0; 35,0 e 35,0ºC às 11h00min; 12h00min; 14h00min; 15h00min; 16h00min e 17h00min horas respectivamente. Também em destaque revelou-se o Conjunto Nova Cidade, Zona Norte, onde ocorreram três picos de temperaturas às 13, 14 e 15 horas de 36,0ºC respectivamente. A área mais fria (ilha de frescor) foi detectada na UFAM no bairro do Coroado, em cinco ocorrências seguidas, das 12 às 16 horas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-01
Cómo citar
Silva, D. A. da, & Aguiar, F. E. O. (2012). ILHA DE CALOR NA CIDADE DE MANAUS: ESPECULAÇÃO OU REALIDADE?. REVISTA GEONORTE, 3(10), 49–65. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1129
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).