The commercial network of guaraná and the monopolization of the territory by the capital in the municipality of Maués-AM
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.35.133.151Abstract
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre as características da rede comercial do guaraná (Paulínia Cupana, var. Sorbilis) no município de Maués-AM, tendo como foco principal a relação entre os camponeses e o capital (AmBev). Para isso, foi necessário levar em consideração a atuação dos diferentes sujeitos sociais e instituições envolvidas nesse processo, como por exemplo, o papel da Embrapa, empresa pioneira na pesquisa com os clones de guaraná, bem como o papel dos atravessadores financiados pela AmBev, que compram o guaraná e estabelecem relações de integração junto aos camponeses, fazendo com que os mesmos estejam cada vez mais subordinados ao capital; subordinação que ainda inclui o fato do guaraná clonado ser conseguido por meio de financiamento junto aos Bancos e ao monopólio da AmBev. Porém, essa condição não significando o fim da autonomia camponesa, mas uma estratégia de reprodução social e econômica fundamentada na permanência da atividade camponesa do guaraná.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).