ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DO SUL – RS
Keywords:
Zoneamento, Geoambiental, São Pedro do Sul.Abstract
Os estudos geoambientais, embora recentes, cada vez mais ganham espaço nas discussões a cerca daGeografia, pois apresentam como característica marcante a integração entre os aspetos que compõem omeio natural, diante à presença da ocupação e atividades humanas, agregando ainda reflexões a cercadas fragilidades oriundas desta interação, como também sugere alternativas a respeito de um melhoraproveitamento destes espaços, na condição de potencialidades. Desta forma, o presente trabalho tevecomo objetivo a elaboração do zoneamento geoambiental do município de São Pedro do Sul. Naelaboração do zoneamento geoambiental, foram analisados diversos elementos do meio físico etambém do uso e ocupação do solo. Através da correlação entre estas informações foi possível adefinição das Unidades Geoambientais do município a partir da seguintes porções do território:Unidade Toropi, Unidade Ibicuí-Mirim, Unidade Xiniquá, Unidade Taquara, Unidade Guassupi,Unidade Erminda e Unidade São Pedro. Neste contexto, quando aliados a cartografia, os estudosgeoambientais geram uma série de produtos georreferenciados e com aplicabilidade para diversosusos, em função da já referida análise integrada que os caracterizam, podendo ser utilizados para oplanejamento, gestão ambiental, assim como subsídios para a implantação de projetos que visem arecuperação de áreas degradas e ganhos significativos quanto a qualidade ambiental.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-12
How to Cite
Junges Menezes, D., & Trentin, R. (2012). ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DO SUL – RS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1833 –. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2237
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).