EVIDÊNCIAS DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA MATA CILIAR D
Keywords:
Mata ciliar, degradação, desmatamentoAbstract
Este trabalho objetiva analisar o desmatamento e as condições ambientais da mata ciliar do rio Itapororoca, no que abrange principalmente a questão do processo de degradação da mesma, uma vez que, esta formação vegetal é muito especial, pois, apesar de não ser de grande proporção, ela protege os rios contra diversos problemas ambientais, além de garantir umidade para a região local. Ao mesmo tempo mostra as principais causas da degradação ambiental do rio, como também as principais conseqüências ocorridas em função do desmatamento e de práticas agropecuárias inadequadas. Esta pesquisa teve sua área delimitada às margens do rio Itapororoca, mais precisamente, entre os sítios Junco e Carnaúba. Para o enriquecimento desta pesquisa foram feitas consultas bibliográficas sobre diversos assuntos relacionadas a este tema, além de visitas in loco, observando os processos erosivos, a situação do conjunto atual compreendendo tanto a água do rio como a formação vegetal, tudo registrado por fotografias. O futuro dessas matas está nas mãos não só de alguns órgãos competentes que se preocupam com a natureza, mas também da comunidade local, que na maioria das vezes, não se preocupam em conservar esses ecossistemas tão frágeis e ao mesmo tempo eficientes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-12-05
How to Cite
Costa da Silva, I., Mascena de Oliveira, R., & França da Silva, T. (2012). EVIDÊNCIAS DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA MATA CILIAR D. REVISTA GEONORTE, 3(4), 663–675. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1865
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).