ESTUDO DA CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO DE ÁGUA DIANTE DE DIFERENTES USOS DO SOLO NO MUNICÍPIO DE ITAPOROROCA/PB
Palavras-chave:
Água, Infiltração, Aquífero, Uso do solo.Resumo
A água é essencial para manutenção das atividades humanas e é utilizada de forma intensa para fins econômicos pela sociedade atual. Como resultado surge diversos problemas que estão relacionados à sua contaminação, acumulação, escassez e/ou infiltração. O município de Itapororoca no estado da Paraíba necessita de estudos que revelem como as atividades econômicas exercidas sobre o solo podem influenciar no processo de infiltração de água. Desta forma, diante da necessidade constante que o município tem de recarregar seu aquífero, de onde retira a água para ser abastecido, esta pesquisa é de fundamental importância, pois, pode revelar quais são as atividades que mais afetam o processo de infiltração. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as diferenças na capacidade infiltração de água no solo do município de Itapororoca/PB diante de diferentes usos. Para verificar as taxas de infiltração em cada tipo de uso de solo foi utilizado um infiltrômetro de anel único idealizado por Hills (1970) e adaptado por Guerra (1996). Os resultados mostram que as áreas onde as atividades humanas são exercidas com mais intensidade sobre o solo as taxas de infiltração são menos expressivas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Costa da Silva, I. (2012). ESTUDO DA CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO DE ÁGUA DIANTE DE DIFERENTES USOS DO SOLO NO MUNICÍPIO DE ITAPOROROCA/PB. REVISTA GEONORTE, 3(4), 648–662. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1863
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).