MIGRAÇÃO DE TRABALHADORES NORDESTINOS A PARAUAPEBAS
Keywords:
Estado. Território. Migração. Trabalho. Parauapebas.Abstract
Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir as relações de produção e trabalho carreadas a partir da migração de nordestinos rumo ao município de Parauapebas, no sudeste do Estado do Pará, os quais compõem significativamente pelo menos 70 mil atores sociais na dinâmica do território em questão, 60% deles como mão de obra em potencial. É possível entender como diferentes concepções de desenvolvimento na região e para a região amazônica, que historicamente é alvo de cobiça e marcada por conflitos, culminam na produção e na circulação do processo de acumulação capitalista, sem as quais haveria uma lacuna no elo entre as diversas instâncias que propiciam a migração de trabalhadores nordestinos em busca de emprego e de melhores condições de vida e seus respectivos papéis na divisão social e territorial do trabalho.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-10
How to Cite
Santos de Souza, A., & Eid, F. (2013). MIGRAÇÃO DE TRABALHADORES NORDESTINOS A PARAUAPEBAS. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1582–1599. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1254
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).