TERRITÓRIO, FRONTEIRAS E INTERAÇÕES ESPACIAIS: OS IMIGRANTES BOLIVIANOS EM SÃO PAULO.
Keywords:
território, território usado, fronteiras, interações espaciais, fluxos migratórios.Abstract
A dinâmica das migrações na América do Sul ganha novo contorno em período recente. Novos fluxos populacionais se redesenharam em função da renovação divisão territorial do trabalho nos territórios da América do Sul como a migração de bolivianos para o Brasil. Desta forma, objetivamos neste artigo trazer para o debate o papel do território e suas fronteiras no período atual, tendo como recorte analítico os fluxos de bolivianos em direção ao território brasileiro, buscando mostrar que a mobilidade da mão de obra relaciona-se com a economia política dos territórios. Daí o necessário diálogo entre o território político-jurídico e o território usado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-10
How to Cite
Cristina da Silva, S. (2013). TERRITÓRIO, FRONTEIRAS E INTERAÇÕES ESPACIAIS: OS IMIGRANTES BOLIVIANOS EM SÃO PAULO. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1281–1297. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1235
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).