O CONCEITO DE PODER EM MICHEL FOUCAULT E HANNAH ARENDT, COMO INSTRUMENTO DE DEFINIÇÃO DA CATEGORIA TERRITÓRIO
Keywords:
Território, Poder, M. Foucault, H. Arendt.Abstract
Ao longo do processo de construção e desenvolvimento da Geografia, enquanto Ciência Moderna, diversificados Conceitos e Categorias de análise foram apresentadas. Atualmente, a Categoria Território é vista como um fundamental instrumento teórico para a análise geográfica. Na trajetória da Geopolítica Clássica e para algumas correntes da Geografia Política, o Poder é um aspecto indissociável da Configuração Territorial. O Conceito de Poder foi trabalhado por variados autores em distintos momentos históricos com diferentes concepções. O presente trabalho tem como objetivo compreender o entendimento de Poder na percepção indicada pela filósofa alemã Hannah Arendt, bem como apresentar a definição proposta por Michel Foucault.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-10
How to Cite
Moraes, R. de S., & Rodrigues, U. B. (2013). O CONCEITO DE PODER EM MICHEL FOUCAULT E HANNAH ARENDT, COMO INSTRUMENTO DE DEFINIÇÃO DA CATEGORIA TERRITÓRIO. REVISTA GEONORTE, 4(12), 197–214. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1161
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).