A EMERGÊNCIA DE ATORES SOCIAIS SUBALTERNIZADOS NO ÂMBITO DA RECONFIGURAÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER NA AMÉRICA LATINA
Keywords:
América Latina, relações de poder, recolonização, atores sociais subalternizados.Abstract
A América Latina vivencia, nas últimas décadas, uma ofensiva imperialista capitaneada pelos governos dos Estados centrais e pelas grandes corporações transnacionais. As ações do imperialismo desencadearam, por sua vez, uma resistência dos setores explorados, posicionando-os no papel de protagonistas sociais dos embates em curso e ensejando uma reconfiguração das relações de poder na região. O presente artigo analisa as recentes modificações nas relações de poder a partir das tensões resultantes do processo de recolonização sobre a América Latina e da emergência de atores sociais historicamente subalternizados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-10
How to Cite
Carvalho, M. C. A. (2013). A EMERGÊNCIA DE ATORES SOCIAIS SUBALTERNIZADOS NO ÂMBITO DA RECONFIGURAÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER NA AMÉRICA LATINA. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1–14. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1146
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).