A Geografia e a teoria da complexidade: racionalidades, transmutação molecular, diferenciação de áreas e hibridismo na construção de uma nova matriz espacial.
Keywords:
matriz espacial moderna, teoria da complexidade, geografia, diferenciação de áreas.Abstract
O artigo trata das razões da crise da matriz espacial da modernidade e a potencialidade desta crise, que é o caminhar para uma nova matriz espacial. Dialogando com a teoria da complexidade, uma perspectiva organizacional permite pensar novas construções culturais e materiais, onde o local e particular passam também a serem considerados; pois é a contingência do local, das diferenciações de áreas, que potencializa qualitativa e quantitativamente o sistema geográfico ‘rizomático’ em transformação. Neste sentido, o artigo advoga que a relação entre a diferenciação de áreas e a Teoria da Complexidade podem fornecer elementos analíticos e epistêmicos para a construção de novos mundos e caminhos interpretativos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-01
How to Cite
Dutra-Gomes, R., & Vitte, A. C. (2013). A Geografia e a teoria da complexidade: racionalidades, transmutação molecular, diferenciação de áreas e hibridismo na construção de uma nova matriz espacial. REVISTA GEONORTE, 4(11), 1–19. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1133
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).