PRODUÇÃO DE MANDIOCA NOS SOLOS DE RONDÔNIA PRODUCTION OF CASSAVA IN SOILS OF RONDÔNIA
Keywords:
Mandioca, Rondônia, Solo.Abstract
Este estudo teve como objetivo avaliar quais os tipos de solos que possuemmelhor desempenho para o cultivo de mandioca no estado de Rondônia – Brasil,e em qual área localiza-se a maior concentração de plantação e produção demandioca no estado. As informações sobre área plantada e produção demandioca foram obtidas através do banco de dados do SIDRA-IBGE (BRASIL,2009) e os dados de pedologia foram obtidos através do banco de dados doPLANAFLORO (RONDÔNIA, 2002). A área do estado foi divida em microrregiões,segundo a metodologia do IBGE (BRASIL, 2003), que torna os dados maishomogêneos e simples, para analises. Os dados de plantação e produção demandioca entre os anos de 1990 – 2007, foram interpolados com os dados depedologia, gerados em forma de gráficos no programa ArcView 3.2 – ESRI, emque foram analisados os principais tipos de solos de cada microrregião.Constatou-se que a microrregião Leste Rondoniense possui a maior plantação eprodução de mandioca do estado, tendo como principais característica solosprofundos e porosos do tipo predominante de Latossolos bem drenados,argilosos, e pouco pedregosos, em relevos planos ou suaves ondulados. Tendoessas características as mais indicadas para o cultivo de mandioca em Rondônia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-11-30
How to Cite
Moura dos Santos, S. L. M. dos S. L., & Ferreira, M. M. (2010). PRODUÇÃO DE MANDIOCA NOS SOLOS DE RONDÔNIA PRODUCTION OF CASSAVA IN SOILS OF RONDÔNIA. REVISTA GEONORTE, 1(1), 14–25. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1115
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).