A PERCEPÇÃO DE TERRITORIO E TERRITORIALIDADE NO EXTREMO NORTE DE RORAIMA
Palavras-chave:
Amazônia, Território, territorialidade, área indígena.Resumo
O município de Pacaraima na fronteira setentrional do Brasil com a Venezuela tem vivenciado diversos conflitos relacionados ao uso e ocupação do solo. Nesse contexto objetivou-se compreender as identidades territoriais e as territorialidades presentes na produção do espaço urbano do município. A metodologia adotada consistiu em quatro etapas básicas: levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, etapa de campo e a fase laboratorial. Por meio da execução das etapas do trabalho foi possível identificar que os moradores têm conhecimento quanto à sobreposição de interesses que ocorre no município, que desconhecem os limites territoriais e esta claro também a quem atribuem a instabilidade da questão jurídica, evidenciada pela não definição fundiária. Contudo, a questão do território e da territorialidade e o seu processo dinâmico requer um estudo aprofundado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Scacabarossi, H., & Silva, G. de F. N. da. (2013). A PERCEPÇÃO DE TERRITORIO E TERRITORIALIDADE NO EXTREMO NORTE DE RORAIMA. REVISTA GEONORTE, 4(12), 637–650. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1196
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).