DIALÉTICA CIENTÍFICO-AMBIENTAL NA GEOPOLÍTICA ANTÁRTICA: REPERCUSSÃO NO PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO (PROANTAR).
Palavras-chave:
Geopolítica antártica. Sistema do Tratado Antártico. PROANTAR. Dialética científico-ambiental.Resumo
O contexto geopolítico da região antártica, neste início de século XXI, começa a ser interpretado a partir da sua dimensão científico-ambiental, em detrimento do forte discurso econômico-territorial, que prevaleceu até o emblemático ano de 1991, quando ocorreu a ratificação do Protocolo sobre Proteção Ambiental do Tratado da Antártida (Protocolo de Madri). Este trabalho, parte integrante de uma pesquisa de doutorado, tem por objetivo analisar o atual panorama científico-ambiental da Antártida, no qual a ciência vem assumindo maior peso (geo)político dentro do Sistema do Tratado Antártico, procurando definir sua própria agenda. É dentro deste contexto que o Brasil deverá inserir a sua (geo)política antártica, a partir de ações inovadoras que quebrem antigos paradigmas científicos, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Gandra, R. M., & Simões, J. C. (2013). DIALÉTICA CIENTÍFICO-AMBIENTAL NA GEOPOLÍTICA ANTÁRTICA: REPERCUSSÃO NO PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO (PROANTAR). REVISTA GEONORTE, 4(12), 434–447. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1183
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).