DA FRONTEIRA DO CRINGE AO MEMORÁVEL

OS (GEO)MEMES ENQUANTO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Vitor Colleto dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Milena Ilha Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Maurício Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Valmir Viera Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.90.114

Palavras-chave:

Memes; Memética; Ensino de Geografia.

Resumo

Por muito tempo, o ensino de Geografia esteve atrelado a uma abordagem mnemônica, aqui entendida como cringe, pelo fato de gerar pouca ou nenhuma atratividade em relação aos saberes da disciplina, tornando a Geografia entediante e desarticulada com a realidade vivida dos estudantes. Trazendo essa discussão para a centralidade deste trabalho, tem-se como objetivo de ressignificar a construção de conhecimentos geográficos pelos estudantes ao se propor a aplicação de memes no Ensino de Geografia, recurso bastante presente em ambientes de redes sociais digitais e que é sustentado por ser uma linguagem multimodal. Assim, essa abordagem traz um olhar atento e compromissado com as diferentes formas de interação com o (ciber)espaço na contemporaneidade, especialmente entre os jovens das gerações Millenials e Z. Com esse intuito, a presente pesquisa, posterior ao levantamento teórico prévio sobre o uso de redes sociais como ferramentas educacionais e sobre práticas multiletradas, voltou-se a alcançar os resultados práticos onde foi realizada a aplicação dos memes geográficos junto às turmas de Segundo e Terceiro Anos do Ensino Médio do Colégio participante do projeto. Conclui-se que a pesquisa vislumbra garantir que a presença dos memes como recurso didático relevante a ser empregado pelos professores de Geografia no exercício de sua docência e para os estudantes que desejarem utilizá-los em seus estudos para uma aprendizagem geográfica efetiva e (me)memorável, isto é, a longo prazo, sendo tão relevante que se apresenta o termo “(geo)meme” como sendo qualquer representação memética, com vista a elucidar os saberes da ciência geográfica.

Biografia do Autor

Vitor Colleto dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participante do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da UFSM. É colunista no site TudoGeo e criador de conteúdo digital no Instagram @geography.planet. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Multiletramentos e Multimodalidade; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e Metodologias Didáticas na Geografia; e Memética.

Milena Ilha Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Geografia Licenciatura na UFSM e bolsista PROLICEN na mesma Instituição.

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduação em Geografia (Licenciatura) no Centro Universitário Franciscano e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é doutoranda em Geografia no PPGGEO/UFSM, professora na rede municipal de Santa Maria/RS e supervisora PIBID/Geografia/UFSM.

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena (2017) e Bacharelado (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto (2021) pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação (2020), Metodologias Ensino de Geografia (2021) e Administração Escolar, Supervisão e Orientação (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Geografia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia (2022) - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Atualmente, Pós-doutorando em Geografia pela UFSM.

Valmir Viera, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997); mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/RC (2002); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Geociências, Julho de 2012 e atualmente é Professor Adjunto IV no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia física, geomorfologia, geografia do meio ambiente, análise morfométrica e zoneamento ambienta, geoprocessamento e cartografia.

Referências

BLACKMORE, S. The Meme Machine. Oxford: Oxford University Press, 1999.

BATISTA, N. L.Cartografia Escolar, Multimodalidade e Multiletramentos para o ensino de Geografia na Contemporaneidade. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Geografia: Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

CAVALCANTI, L. S. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário Nacional Currículo em movimento – Perspectivas atuais, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2010.

CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

CHAGAS, V. et al. A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo de memes dos debates eleitorais de 2014. Intexto, n. 38, p. 173-196, 2017.

CHAGAS, V. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB, São Paulo, n. 95, 2021.

DA SILVA, R. A. O virtual expressando a cidade: Os "memes" contextualizando Natal/RN. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 145-156, 2017.

DAWKINS, R. O Gene Egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.

DENNETT, D.C. Consciousness Explained. Boston: Little, Brown and Company, 1991.

FERRARI, M. As noções de fronteira em geografia. Revista Perspectiva Geográfica, Unioeste, v. 9, n. 10, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, G. S.; MOREIRA, B. D.; CARNEIRO, M. Juventude e tecnologia: Mídias digitais enquanto ferramentas suplementares no aprendizado escolar. SILVEIRA, E. L; SANTANA, W. K. F. de. (Orgs.). Educação, Múltiplas Linguagens e Estudos Contemporâneos, v. 3. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

LEAL-TOLEDO, G. Searching for a foundations of memetics. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 1, p. 187-210, 2013.

LOPES, M. I.; SANTOS, V. C. DOS; FELTRIN, T.; BATISTA, N. L. As bacias hidrográficas e a memética no ensino de geografia: uma experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos. Revista Tocantinense de Geografia, 11(25), 202–221, 2022.

OLIVEIRA, K. E. de J.; PORTO, C. de M.; ALVES, A. L. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação. Acta Scientiarum. Education, v. 41, 2019.

PASSOS, M. V. F. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP). Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Anais do SIELP, v. 2, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTOS, V. C. dos; RIZZATTI, M.; PETSCH, C.; BATISTA, N. L. O que não é cringe no ensino de geografia? Sobre práticas multiletradas e interatividade no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, Rio Claro, SP, 20 (1), 59-80, 2022.

SANTOS, V.; RIZZATTI, M.; PETSCH, C.; BATISTA, N. L. Memes de cartografia: Uma proposta didático-pedagógica para o ensino de geografia. Metodologias e Aprendizado, Blumenau, SC, 6 (1), 261–277, 2023.

SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Cambridge: MIT Press, 2014.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martin Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Santos, V. C. dos, Lopes, M. I., Batista, N. L., Rizzatti, M., & Viera, V. (2023). DA FRONTEIRA DO CRINGE AO MEMORÁVEL: OS (GEO)MEMES ENQUANTO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO. REVISTA GEONORTE, 14(46). https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.90.114

Edição

Seção

Artigos