DA FRONTEIRA DO CRINGE AO MEMORÁVEL

OS (GEO)MEMES ENQUANTO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Vitor Colleto dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Milena Ilha Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Maurício Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Valmir Viera Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.90.114

Palavras-chave:

Memes; Memética; Ensino de Geografia.

Resumo

Por muito tempo, o ensino de Geografia esteve atrelado a uma abordagem mnemônica, aqui entendida como cringe, pelo fato de gerar pouca ou nenhuma atratividade em relação aos saberes da disciplina, tornando a Geografia entediante e desarticulada com a realidade vivida dos estudantes. Trazendo essa discussão para a centralidade deste trabalho, tem-se como objetivo de ressignificar a construção de conhecimentos geográficos pelos estudantes ao se propor a aplicação de memes no Ensino de Geografia, recurso bastante presente em ambientes de redes sociais digitais e que é sustentado por ser uma linguagem multimodal. Assim, essa abordagem traz um olhar atento e compromissado com as diferentes formas de interação com o (ciber)espaço na contemporaneidade, especialmente entre os jovens das gerações Millenials e Z. Com esse intuito, a presente pesquisa, posterior ao levantamento teórico prévio sobre o uso de redes sociais como ferramentas educacionais e sobre práticas multiletradas, voltou-se a alcançar os resultados práticos onde foi realizada a aplicação dos memes geográficos junto às turmas de Segundo e Terceiro Anos do Ensino Médio do Colégio participante do projeto. Conclui-se que a pesquisa vislumbra garantir que a presença dos memes como recurso didático relevante a ser empregado pelos professores de Geografia no exercício de sua docência e para os estudantes que desejarem utilizá-los em seus estudos para uma aprendizagem geográfica efetiva e (me)memorável, isto é, a longo prazo, sendo tão relevante que se apresenta o termo “(geo)meme” como sendo qualquer representação memética, com vista a elucidar os saberes da ciência geográfica.

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Biografia do Autor

Vitor Colleto dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participante do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da UFSM. É colunista no site TudoGeo e criador de conteúdo digital no Instagram @geography.planet. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Multiletramentos e Multimodalidade; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e Metodologias Didáticas na Geografia; e Memética.

Milena Ilha Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Geografia Licenciatura na UFSM e bolsista PROLICEN na mesma Instituição.

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduação em Geografia (Licenciatura) no Centro Universitário Franciscano e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é doutoranda em Geografia no PPGGEO/UFSM, professora na rede municipal de Santa Maria/RS e supervisora PIBID/Geografia/UFSM.

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena (2017) e Bacharelado (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto (2021) pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação (2020), Metodologias Ensino de Geografia (2021) e Administração Escolar, Supervisão e Orientação (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Geografia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia (2022) - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Atualmente, Pós-doutorando em Geografia pela UFSM.

Valmir Viera, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997); mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/RC (2002); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Geociências, Julho de 2012 e atualmente é Professor Adjunto IV no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia física, geomorfologia, geografia do meio ambiente, análise morfométrica e zoneamento ambienta, geoprocessamento e cartografia.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Santos, V. C. dos, Lopes, M. I., Batista, N. L., Rizzatti, M., & Viera, V. (2023). DA FRONTEIRA DO CRINGE AO MEMORÁVEL: OS (GEO)MEMES ENQUANTO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO. REVISTA GEONORTE, 14(46). https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.90.114

Edição

Seção

Artigos