Relato de experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado no ensino de química em uma escola pública em Coari – AM

Autores

  • Antonio Euler Nunes Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Ana Karoline Teixeira Gama Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Daniele Silva Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Euzilene Aquino Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Yago Barros Machado Costa Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

A educação escolar enfrenta inúmeros desafios, tornando imprescindível que os cursos de licenciatura formem profissionais capacitados para lidar com a realidade educacional. Para tanto, é indispensável a realização do estágio supervisionado, sendo desta forma sua realização uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96 e pautada pelas determinações legais da Constituição Federal. Dessa forma, o estágio é um dos processos de suma importância na vida do acadêmico. É nele que se encontra seus valores éticos, profissionais, políticos e culturais. Nesta perspectiva, o presente trabalho foi desenvolvido baseado nas experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado no Ensino III nas turmas 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento, no município de Coari-AM/Brasil. O objetivo deste trabalho é relatar a inclusão dos estagiários no seu ambiente de trabalho, contribuindo assim para que haja uma reflexão acerca das teorias vistas na universidade bem como as práticas realizadas em sala de aula, de modo que os integrantes do curso de licenciatura venham a ter noção da realidade da sua profissão. A metodologia que sustenta este relato está pautada em uma pesquisa descritiva em campo, que descreve os momentos vivenciados pelos estagiários, como encontros com os professores orientadores na universidade, observações das aulas do professor supervisor e regências nas turmas. Nos resultados alcançados percebeu-se a importância do estágio na formação do graduando, pois o mesmo possibilitou a ressignificação dos saberes, as reflexões sobre a conduta e a construção da identidade profissional. Em busca de aprendizagem, para todo o processo de desenvolvimento de sua capacitação foi possível refletir sobre todos os acontecimentos e extrair das experiências vivenciadas, momentos relevantes que irão somar tanto na vida pessoal quanto profissional. E ainda, o estágio foi um passo muito importante para os acadêmicos, pois foi por meio dele que se desenvolveu as percepções de um professor em sua magnitude e forneceu aos estagiários uma gama de conhecimentos imprescindíveis à prática docente.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

NUNES, A. E.; GAMA, A. K. T.; SANTOS, D. S.; ARAÚJO, E. A.; COSTA, Y. B. M.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Relato de experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado no ensino de química em uma escola pública em Coari – AM. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5629. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>