OBTENÇÃO DE EXTRATO GLICÓLICO DO MULATEIRO

Autores

  • Ana Letícia Fonteles Martins de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Waldireny Caldas Rocha Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Produtos naturais, Extrato glicólico, Amazonas

Resumo

Introdução: Calycophyllum spruceanum é uma espécie natural da região amazônica, conhecida no Brasil como mulateiro, pau-mulato, pau-mulato-de-várzea, escorrega-macaco e pau-marfim. Na Amazônia, a casca do mulateiro é utilizada na forma de cataplasma para o tratamento de cortes, feridas e queimaduras e acredita-se que tenha efeitos em cosméticos para celulite, manchas de pele e rugas bem como em infecções da pele causadas por fungos. Além desses usos, os nativos utilizam o chá da casca em banhos de rejuvenescimento. Objetivo: Esse trabalho visa obter extratos glicólicos da casca do mulateiro para elaboração de produtos cosméticos. Método: O processo de extração foi realizado por método de maceração a frio, a pesagem foi realizada numa balança analítica calibrada, foi pesado 270 g do material vegetal, em seguida, colocado em Erlenmeyer e preparado uma solução de 100 mL de álcool de cereais e glicerina, numa proporção de 70:30, sendo 70 mL de glicerina e 30 mL de álcool de cereais, posteriormente todo o material foi agregado na solução, houve um intervalo de 72h. Resultado:. A extração por marceração do material vegetal de C. spruceanum, resultou em quantidade de material suficiente para a realização do experimento. Pelo método de maceração foi possível obter um extrato glicólico da casca do caule com a presença de substâncias bioativas, com um rendimento de 4,8%. Conclusão: A extração em maceração apresentou-se como uma técnica adequada para obtenção dos extratos glicólicos do mulateiro, sendo de fácil reprodutibilidade e economia. É possível concluir que trabalhos, como este, servem como suplemento e geram informações úteis para estudos mais específicos, em que a planta em questão pode ser utilizada para a descoberta de novos produtos naturais.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

OLIVEIRA, A. L. F. M. de; ROCHA, W. C.; YAMAGUCHI, K. K. de L. OBTENÇÃO DE EXTRATO GLICÓLICO DO MULATEIRO. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6604. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>