A representatividade cultural do Estado do Amazonas em diferentes realidades

Autores

  • Basílio José Tenório de Souza Instituto Geográfico e Histórico de Parintins
  • Odenei de Souza Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Elenise Faria Scherer Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Objetivamos, no presente artigo, investigar a representatividade cultural do Estado do Amazonas em realidades diversas. Tomamos como proposta de discussão Márcio Souza (1977), mais precisamente sua crítica retratada na obra A Expressão Amazonense. Embasamos-nos em autores sobre a conquista da Amazônia e retornamos ao tempo em que se construíram os alicerces da representatividade cultural em pauta. Buscou-se contemplar as diversas realidades vividas pela representatividade cultural ora estudada, no sentido de como começou, de como se encontrava e de como ora se encontra.

 

Palavras-chaves: Representatividade cultural, sincretismo cultural, artes, Expressão amazonense, Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Basílio José Tenório de Souza, Instituto Geográfico e Histórico de Parintins

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Culltura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); graduado em Licenciatura Plena em Historia pela Universidade do Estado do Amazonas (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultura Brasileira. Membro fundador e efetivo da Academia Parintinense de Letras (APL). Membro fundador, efetivo e ex-presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Parintins (IGHP). Membro fundador e efetivo do Instituto Memorial Parintins (IMPIN).

Odenei de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia (2012) , Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1993). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia Clássica, Pensamento Social Brasileiro, Sociologia da Cultura e dos Intelectuais

Elenise Faria Scherer, Universidade Federal do Amazonas

Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988); Doutorado - bolsa sanduiche – em Politica Social - Universidad Autonoma de Barcelona (1995) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós-doutorado pelo Institut des Hautes Etudes de l’Amerique Latine - Université Paris III - Sorbonne Nouvelle (2008). Atualmente, Professora Associada IV da Universidade Federal do Amazonas. Estudos e pesquisas estão concentrados na análise das Políticas Sociais, Mundo do Trabalho, desemprego, cidadania e exclusão. Atualmente, dedicado ao estudo das políticas públicas, trabalho e sustentabilidade na Amazônia.

Downloads

Publicado

2014-08-05

Como Citar

Tenório de Souza, B. J., Ribeiro, O. de S., & Scherer, E. F. (2014). A representatividade cultural do Estado do Amazonas em diferentes realidades. Revista Eletrônica Mutações, 5(9), p. 112–121. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/811