Borealismo ecológico: a relação social, econômica e ambiental da Amazônia

Autores

  • Soraya de Oliveira Lima
  • Elenise Faria Scherer Universidade Federal do Amazonas
  • Odenei de Souza Ribeiro Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O artigo discute a necessidade do desenvolvimento científico e tecnológico para a Amazônia por meio do equilíbrio ecológico, econômico, político e social da região, a partir do que é exposto na obra “Amazônia: a guerra na floresta”, escrita por Samuel Benchimol. O pensador aponta temas do contexto da Conferência de Estocolmo (1972) articulados às demandas ambientais que viriam a ser debatidos na   ECO-92. Foi meta apresentar o pensamento de Benchimol a partir da questão central do livro, enfocando aspectos referentes ao “borealismo ecológico”, uma espécie de crítica à necessidade de manter a selva amazônica intocável para garantir a sobrevivência do planeta.

 

Palavras-chave: Borealismo ecológico; imposto internacional ambiental; Amazônia.

Biografia do Autor

Soraya de Oliveira Lima

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia-UFAM-UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Professora, Pedagoga,Licenciada em Pedagogia, especialista em Coordenacao Pedagogica e Psicopedagogia, todas pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Elenise Faria Scherer, Universidade Federal do Amazonas

Possui mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Doutorado - bolsa sanduiche - em Politica Social - Universidad Autonoma de Barcelona (1995) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). É pós-doutora pelo Intitut des Hautes Etudes de l'Amerique Latine - Université Paris III - Sorbonne Nouvelle (2008). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Amazonas. ,Seus estudos e pesquisas estão concentrados na análise das Políticas Sociais, Mundo do Trabalho,desemprego, cidadania e exclusão. Atualmente tem se dedicado, também, ao estudo das políticas públicas, trabalho e sustentabilidade na Amazônia.

Odenei de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

outor em Sociedade e Cultura na Amazônia (2012) , Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1993). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia Clássica, Pensamento Social Brasileiro, Sociologia da Cultura e dos Intelectuais.

Downloads

Publicado

2015-03-28

Como Citar

Lima, S. de O., Scherer, E. F., & Ribeiro, O. de S. (2015). Borealismo ecológico: a relação social, econômica e ambiental da Amazônia. Revista Eletrônica Mutações, 6(10), 162–171. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/915

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)