A Amazônia na narrativa mítica na obra Moronguetá – Um Decameron indígena, de Manuel Nunes Pereira

Autores

  • Telma de Verçosa Roessing Universidade Federal do Amazonas
  • Elenise Faria Scherer Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O objetivo do presente artigo é descrever sobre narrativas míticas constantes na obra de Manuel Nunes Pereira. Para esse fim, elegeram-se as histórias de Poramina Minare, narradas no livro Moronguetá – Um Decameron indígena, de autoria do referido autor, que representa a Amazônia indígena por meio de suas tradições e fábulas.

 

Palavras-chave: Narrativas míticas. Amazônia indígena. Tradições e fábulas.

Biografia do Autor

Telma de Verçosa Roessing, Universidade Federal do Amazonas

Juíza Titular da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas da Comarca de Manaus - VEMEPA (AM), é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Além de bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE). Atualmente é membro do Grupo de Trabalho de Juízes de Varas de Penas e Medidas Alternativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e representante da região norte no Fórum Nacional de Alternativas Penais (FONAPE).

Elenise Faria Scherer, Universidade Federal do Amazonas

i mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Doutorado - bolsa sanduiche - em Politica Social - Universidad Autonoma de Barcelona (1995) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). É pós-doutora pelo Intitut des Hautes Etudes de lAmerique Latine - Université Paris III - Sorbonne Nouvelle (2008). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Amazonas. ,Seus estudos e pesquisas estão concentrados na análise das Políticas Sociais, Mundo do Trabalho,desemprego, cidadania e exclusão.

Downloads

Publicado

2016-02-17

Como Citar

Roessing, T. de V., & Scherer, E. F. (2016). A Amazônia na narrativa mítica na obra Moronguetá – Um Decameron indígena, de Manuel Nunes Pereira. Revista Eletrônica Mutações, 7(12), 055–066. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2053