O índio na publicidade brasileira: olhar do brasileiro sobre o Brasil
Resumo
Resumo
Este artigo tem como objeto o discurso publicitário brasileiro, no que diz respeito aos processos de identificação e alteridade engendrados em sua construção histórica. A fim de abordá-lo, considera-se a dispersão de textos (superfície linguística nas práticas sociais da história, publicidade e imprensa), cuja natureza da linguagem relaciona-se a práticas discursivas de formas diversas (palavra, imagem e som). O aporte teórico-metodológico fundamenta-se na Análise do Discurso, conforme a abordagem de Michel Pêcheux. A análise incide, especialmente, sobre os efeitos de sentidos da imagem que fazemos sobre nós como brasileiros. Da instauração da imprensa à fundação da publicidade no Brasil, a diversidade cultural se amplia com a rede de relacionamentos empresariais, enquanto a ilusão de unidade da identidade local se mantém pela língua portuguesa. Anunciamos o que pressupomos ser visto pelo outro-estrangeiro do lugar que ocupamos como sujeitos, para dizer/mostrar o que é possível no jogo de nossas identificações.
Palavras-chave: Análise do Discurso, discurso publicitário, e processos de identificação e alteridade.
Abstract
This article aims at the Brazilian advertising discourse, regarding the processes of identification and alterity engendered in its historical construction. In order to approach it, it is considered the dispersion of texts (linguistic surface in social practices of history, publicity and the press), whose nature of language is related to discursive practices of different forms (word, image and sound). The theoretical-methodological contribution is based on Discourse Analysis, according to Michel Pêcheux's approach. The analysis focuses, in particular, on the effects of senses of the image that we make about us as Brazilians. From the introduction of the press to the founding of advertising in Brazil, cultural diversity widens with the network of business relationships, while the illusion of unity of local identity is maintained by the Portuguese language. We announce what we assume to be seen by the other-alien of the place we occupy as subjects, to say / show what is possible in the play of our identifications.
Keywords: Discourse Analysis, advertising discourse, and processes of identification and alterity.