Possíveis efeitos da Economia no Comportamento de Consumo em Propaganda e Marketing

Autores

  • Rosane da Conceição Pereira Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec)/ Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Eteab); e Universidade Salgado de Oliveira (Universo Niterói)

Resumo

O artigo constitui um estudo da Propaganda pensada para além de um instrumento que modela o Comportamento de Consumo composto pela criação de hábitos, pelo estímulo às vendas, além de impulso e aumento da produção. Ela é tanto essa forma ou ferramenta estratégica do Marketing, e pode ser afetada por alguns conceitos da Economia, seus efeitos de sentido, a serem estudados no âmbito da Análise de Discurso Francesa, sobretudo quanto à crítica ao princípio de abundância e à economia saudável.

Palavras-Chaves: Propaganda e Marketing, Discurso e Economia.

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Biografia do Autor

Rosane da Conceição Pereira, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec)/ Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Eteab); e Universidade Salgado de Oliveira (Universo Niterói)

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4992147359275113

RÉSUMÉ 1 IDENTIFICAÇÃO/ATUAÇÃO 2000-... Pós-Dra. (UNICAMP) e Pesquisadora (CNPq), docente da Universidade Salgado de Oliveira/Campus de Niterói na Grad. de Comunic. Soc., na Grad. de Educ. Artística e na Pós-Grad. de Arte e Educ. 2002-... Associada ao SESC Rio. 2007-... Consultora ad hoc voluntária da Coordenadoria de Pesquisa, com parecer técnico-científico para a Revista UNOPAR Científica, Ciências Humanas e Educação (ISSN 1518-3580) da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). 2008-... Pesquisadora voluntária do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil CNPq projeto Discurso e ensino: trabalhando o verbal e o não-verbal - UFRJ, com as professoras Tânia Conceição Clemente de Souza (líder) e Maria da Graça Cassano (pesquisadora). 2009-... Integrante voluntária do Corpo Permanente de Parecerista da Revista Eletrônica em Ciências Humanas, Letras e Artes A MARgem (ISSN 2175-2516) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2011-2012 Instrutora no Grupo de Gestão (Comunicação e Design) do SENAC Rio - Faculdade SENAC Rio. Unidade SENAC Niterói. 2012-... Professora na área de Produção Cultural e Design, disciplina de Publicidade, para Educação Profissional na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch da FAETEC-RJ. Pesquisadora voluntária FAPERJ/CECIERJ/FAETEC/ETEAB. Projeto Estudo do Marketing em uma agência modelo: sobre a relevância de teoria e prática para discentes na técnica de propaganda e Projeto Estudo da Publicidade na técnica de propaganda: a importância de fundamentos e recursos para discentes em uma agência modelo. 2 FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO 2007-2009 Pós-Doutorado Jr./Pesq. Colab. na Congregação do IEL - UNICAMP Título: Subjetividade contemporânea: a política de língua no discurso publicitário para o ensino de português no Brasil. Prof. Resp: Mónica Graciela Zoppi Fontana. 2005-2007 Doutorado em Letras/Estudos de Linguagem - UFF Título: Discurso e Publicidade: dos processos de identificação e alteridade pela propaganda brasileira (ISBN 978-85-228-0475-7). Orientadora: Bethania Sampaio Corrêa Mariani. 2002-2004 Professora Substituta/Comunicação Social - IACS/UFF. 1998-2000 Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação - UFF. Título: O discurso como exercício do poder. Orientador: Fernando José Fagundes Ribeiro. Bolsista CAPES. 1994-1998 Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) - UFF. Título: Para além da representação: a linguagem como ato criador. Orientador: Fernando José Fagundes Ribeiro. Bolsista IC/CNPq. CURRICULUM WEB LINKEDIN: http://br.linkedin.com/pub/rosanedaconcei%C3%A7%C3%A3o-pereira/34/636/467. BEHANCE NETWORK: http://www.behance.net/Rosane_da_C_Pereira. PORTFOLIO: http://be.net/Rosane_da_C_Pereira/frame. MEMBER BY INTERNATIONAL ASSOCIATION OF JOURNALS AND CONFERENCES: http://latin.iajc.org/leadership.html.

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Publicado

2015-03-20

Como Citar

Pereira, R. da C. (2015). Possíveis efeitos da Economia no Comportamento de Consumo em Propaganda e Marketing. Revista Eletrônica Mutações, 6(10), 3–12. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/869