Independência ou moda no Brasil e discursos do consumo pelo mundo: modismo de novela e outras microtendências em face da macrotendência da felicidade
Resumo
Resumo
O artigo é uma análise de discurso possível sobre microtendências ou experiências modelos, especialmente segundo um discurso da mídia (novela). O objetivo principal é mostrar que esses efeitos de sentido (discursos) parecem fazer convergir outros discursos (interdiscursos de moda, música, dança, gastronomia, arte etc.) sob o que é considerada uma macrotendência da felicidade (ser/ter), exemplar para o sujeito contemporâneo. A metodologia utilizada é a pesquisa referencial com base na teoria discursiva e no método da observação de material infográfico. O resultado desse estudo é a necessidade de antecipar e identificar modos de ser (identificados a modos de ter, consumo), para a independência quanto ao mercado externo, uma diferenciação fundamental aos sujeitos nos mercados da moda, da comunicação, da música, entre outros, no Brasil.
Palavras-chave: análise de discurso, consumo e macrotendência da felicidade.