Independência ou moda no Brasil e discursos do consumo pelo mundo: modismo de novela e outras microtendências em face da macrotendência da felicidade

Autores

  • Rosane da Conceição Pereira Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec)/ Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Eteab); e Universidade Salgado de Oliveira (Universo Niterói)

Resumo

Resumo

O artigo é uma análise de discurso possível sobre microtendências ou experiências modelos, especialmente segundo um discurso da mídia (novela). O objetivo principal é mostrar que esses efeitos de sentido (discursos) parecem fazer convergir outros discursos (interdiscursos de moda, música, dança, gastronomia, arte etc.) sob o que é considerada uma macrotendência da felicidade (ser/ter), exemplar para o sujeito contemporâneo. A metodologia utilizada é a pesquisa referencial com base na teoria discursiva e no método da observação de material infográfico. O resultado desse estudo é a necessidade de antecipar e identificar modos de ser (identificados a modos de ter, consumo), para a independência quanto ao mercado externo, uma diferenciação fundamental aos sujeitos nos mercados da moda, da comunicação, da música, entre outros, no Brasil.

Palavras-chave: análise de discurso, consumo e macrotendência da felicidade.

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Biografia do Autor

Rosane da Conceição Pereira, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec)/ Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Eteab); e Universidade Salgado de Oliveira (Universo Niterói)

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4992147359275113

Possui formação em Comunicação Social e em Linguística, Letras e Artes. É Pós-doutora pela UNICAMP; Doutora, Mestre e Bacharel pela UFF; e licenciada pelo Programa de Formação Docente da UNIVERSO São Gonçalo, com MBA em Estratégias e Ciências do Consumo pela ESPM Rio. Cursa Pós-MBA em Comunicação e Marketing Digital pela FGV MGM Rio. Suas pesquisas e livros publicados tratam de relações possíveis entre mídia e discurso, nos campos de Comunicação e Linguagem do/sobre o discurso publicitário com outros, tais como o estético, o didático e o filosófico. Docente e Pesquisadora (CNPq/UFRJ e FAPERJ/CECIERJ/FIOCRUZ), respectivamente, na UNIVERSO Niterói (cursos superiores de Comunicação Social e Educação Artística) e na FAETEC/ETEAB (cursos técnicos em Publicidade e Marketing). Faz Consultoria ad hoc voluntária para a Revista UNOPAR Científica, Ciências Humanas e Educação (ISSN 1518-3580); a Revista Eletrônica em Ciências Humanas, Letras e Artes A MARgem (ISSN 2175-2516) da UFU; e a Revista Eletrônica Mutações - RELEM (ISSN 2178-7018) da UFAM, na qual integra a Equipe Editorial. Também é Árbitra Colaboradora da Revista de Ciencias Sociales (RCS), Facultad de Ciencias Económicas y Sociales, Instituto de Investigaciones, Universidad del Zulia (LUZ), Maracaibo - Venezuela (ISSN 1315-9518). ID ORCID: orcid.org/0000-0003-1389-8369. QR ORCID: http://qrcode.orcid.org/qrcode. Academia.edu: https://independent.academia.edu/RosaneDaConceiçãoPereira.

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Publicado

2016-10-24

Como Citar

Pereira, R. da C. (2016). Independência ou moda no Brasil e discursos do consumo pelo mundo: modismo de novela e outras microtendências em face da macrotendência da felicidade. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 003–009. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2309