Ensino remoto na perspectiva da criatividade

outras possibilidades além das lentes tradicionais

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Resumo

No período pandêmico, o ensino remoto emergencial se apresentou como um desafio no território da educação básica brasileira. O presente artigo objetiva-se refletir acerca dos desafios e possibilidades de um ensino remoto a luz da criatividade, na tentativa de abrir brechas no pensamento simplificador a partir do diálogo recursivos. O artigo parte da inquietação: De que maneira as epistemologias da criatividade possibilita uma pratica pedagógica remota para além das lentes simplificadoras e fragmentadoras do ensino tradicional? A pesquisa foi trilhada a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, onde os resultados demonstram que no contexto pandêmico, os professores em sua prática pedagógica remota, apresentaram dificuldades em romper com a simplificação e fragmentação no processo de construção do conhecimento. As leituras bibliográficas apontaram novas possibilidades para a pratica pedagógica a partir da criatividade contribuindo assim para um bem comum.

Palavras-chave: Ensino Remoto; Criatividade; Pandemia.

 

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Biografia do Autor

Marina Carla da Queiroz, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Secretaria Municipal de Educação de Palmas - TO: Palmas, Tocantins, BR. Mestrado em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação). E-mail: marinacarlla@gmail.com

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Titular e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.É professora na graduação Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura.Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas;política educacional; teoria da complexidade. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor. E-mail: mjpgon@mail.uft.edu.br

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Queiroz, M. C. da, & Pinho, M. J. de . (2024). Ensino remoto na perspectiva da criatividade: outras possibilidades além das lentes tradicionais. Revista Eletrônica Mutações, 16(27), 18–31. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12175