Ensino remoto na perspectiva da criatividade
outras possibilidades além das lentes tradicionais
Resumen
No período pandêmico, o ensino remoto emergencial se apresentou como um desafio no território da educação básica brasileira. O presente artigo objetiva-se refletir acerca dos desafios e possibilidades de um ensino remoto a luz da criatividade, na tentativa de abrir brechas no pensamento simplificador a partir do diálogo recursivos. O artigo parte da inquietação: De que maneira as epistemologias da criatividade possibilita uma pratica pedagógica remota para além das lentes simplificadoras e fragmentadoras do ensino tradicional? A pesquisa foi trilhada a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, onde os resultados demonstram que no contexto pandêmico, os professores em sua prática pedagógica remota, apresentaram dificuldades em romper com a simplificação e fragmentação no processo de construção do conhecimento. As leituras bibliográficas apontaram novas possibilidades para a pratica pedagógica a partir da criatividade contribuindo assim para um bem comum.
Palavras-chave: Ensino Remoto; Criatividade; Pandemia.
Referências
Brasil; Parecer MEC n. 05/2020 – Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19, Brasília, 2020.
FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.
GUILFORD, R. D. Creatividad y educación, Buenos Aires: Paidós, Strom 1978.
MAGALHAES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: ED. da PUC Goiás, Liber, 2012.
MACHADO, Nilson Jose. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
MORAES, M. C. Da ontologia e epistemologia complexa à metodologia transdisciplinar. Revista Terceiro Incluído. Goiânia, GO, v.5, n.1, p. 1-19, jan./jun., 2015a. Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/teri/issue/view/1593/showToc>. Acesso em: 11 mar. 2021.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana; WHH – Willis Harman House, 2008.
Morin, Edgar. Ciência com consciência; tradução de Maria
D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8º ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo; tradução Eliane Lisboa. 5.ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PINHO, Maria José. Políticas de formação de professores: Intenção e realidade. Goiânia: Editora Cânone, 2007.
TORRANCE, E. P. Implicacion es educativas de la creatividad. Salamanca: Anaya,1976.
TORRE, S. de La. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução de WIT Languages. São Paulo: Madras, 2008.
TORRE, S. de La. Dialogando com a criatividade. Tradução de Cristina Mendes Rodriguez. São Paulo: Madras, 2005.
DARROW, F.; Allen, R. V. Actividades para el aprendizaje creador. Buenos Aires: Paiós,1965.
CERIONI, Clara. Coronavírus tirou 1,5 bilhão de alunos das salas de aula em todo o mundo. EXAME, 24 maio. 2020. Disponível em: https://exame.com/mundo/coronavirus-tira-15-bilhao-de-alunos-das-salas-de-aula-em-todo-o-mundo. Acesso em: 07 mar. 2021.
https://www.extraclasse.org.br/educacao/2021/04/a-pandemia-agravou-o-que-ja-era-um-drama-na-educacao-basica/ Acesso em: 07 fev. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Eletrônica Mutações - RELEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.