DILEMAS DA EDUCAÇÃO INTERCIVILIZACIONAL NA AMAZÔNIA – META EPISTEMOLOGIA DE CONTEXTO INTERCIVILIZACIONAL

Autores

  • Alcioni da Silva Monteiro Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Kellyane Lisboa Ramos Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

O presente artigo teórico integra uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades/UFAM, a qual objetiva propor reflexões referentes a intercivilizacionalidade como processo de ressignificação da educação escolar, analisando as interferências na educação escolar indígena (povos primeiros), bem como, abordar perspectivas para construção de propostas acerca da formação continuada para professores indígenas (membros de povos primeiros) na Amazônia brasileira. Foi através da observação do programa “Saberes Indígenas na Escola” desenvolvido em Lábrea (Amazonas/Brasil), que verificamos a ótica da aproximação colonial x pós-colonial no processo de caracterizar a diferença histórica em sentido breve de ambos os períodos, em consonância com a ideia de promover uma educação que favoreça a afirmação da diversidade civilizacional e social, numa perspectiva histórico cultural, onde a complexidade da subjetividade social e humana sejam valorizadas.

Palavras-chave: Meta epistemologia de contexto. Intercivilizacionalidade. Educação escolar indígena (povos primeiros).  Subjetividade social. Complexidade. Amazônia.

 

Dilemmas of intercivilizacional learning in Amazonia – Epistemological aim of intercivilizacional context

ABSTRACT: This theoretical article integrates a master's research in Education of Science and Humanities/UFAM, wich aims to propose reflections on interculturality as a ressignificative process of scholar education, analyzing the interferences in native's scholar education, as well as to approach to perspectives to propose construction about the continued formation to native theachers in Brazilian Amazonia. It was through the observation of a program called “Saberes Indigenas na Escola" developed in Labrea (Amazonia/Brasil), which was verified the perspective of the colonial and postcolonial approach in the process of characterizing the historical difference in short sense of both periods, in consonance with the idea of promoting na educational that favors the affirmation of cultural and social diversity, in a historical-cultural perspective, where the complexity of social and human subjectivity  are valued.

 

Keywords: Epistemological aim of context. Intercivilizacional. Native Scholar Studies.  Social Subjectivity.  Complexity.  Amazon.

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Publicado

2019-06-30

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