COMPREENSÃO DE TEXTOS E METACOGNIÇÃO: O PAPEL DO MONITORAMENTO DA LEITURA

Autores

  • Renê Marcelino da Silva Júnior Centro universitário Joaquim Nabuco (UNINABUCO).
  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

O presente estudo tem por objetivo estabelecer relações entre a compreensão textual e a habilidade de monitoramento da leitura, Para tal realizamos uma breve revisão bibliográfica a partir da qual apresentamos os principais achados empíricos sobre as relações entre monitoramento da leitura e compreensão. Os estudos revisados nos informam claramente o funcionamento diferencial dos processos de monitoramento entre leitores mais hábeis e de baixo desempenho, é provável que a economia cognitiva derivada da automatização dos processos básicos de decodificação e fácil acesso ao sentido das palavras entre os leitores mais hábeis favoreça a construção do modelo mental global e integrado do texto ocupando menos espaço na memória de trabalho e possibilitando a execução dos processos de monitoramento. Enquanto entre os leitores menos hábeis o padrão de resultados demonstra baixos níveis de monitoramento geralmente direcionados aos níveis mais básicos de processamento do texto, evidenciando uma clara dificuldade em construir uma representação mental integrada e coerente do texto e monitorar a leitura em nível global, com provável sobrecarga sobre a memória de trabalho não deixando espaço para que o leitor realize ações de monitoramento. Os resultados levantam informações relevantes para os contextos educacionais podendo oferecer suporte para a atuação dos professores no sentindo de auxiliar o desenvolvimento das habilidades de compreensão dos alunos estimulando o uso de estratégias de monitoramento da leitura.

Palavras-chave: Leitura; Compreensão; Monitoramento; Metacognição; Textos.

 

Abstract: The present study aims to establish relationships between textual comprehension and reading monitoring ability. To this end, we carried out a brief literature review from which we present the main empirical findings on the relationship between reading and comprehension monitoring. The revised studies clearly inform us of the differential functioning of monitoring processes among the most skillful and low-performing readers; it is likely that the cognitive economics derived from the automation of basic decoding processes and easy access to the meaning of words among the most skillful readers will favor construction of the global and integrated mental model of the text occupying less space in working memory and enabling the execution of monitoring processes. While among the less skilled readers the pattern of results shows low levels of monitoring usually directed at the most basic levels of word processing, showing a clear difficulty in building an integrated and coherent mental representation of the text and monitoring reading globally, with likely overload on working memory leaving no room for the reader to perform monitoring actions. The results raise relevant information for educational contexts and can support the performance of teachers in order to help the development of students' comprehension skills by stimulating the use of reading monitoring strategies.

Keywords: Reading; Understanding; Monitoring; Metacognition; Texts.

 

 

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Biografia do Autor

Renê Marcelino da Silva Júnior, Centro universitário Joaquim Nabuco (UNINABUCO).

Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Doutor em Psicologia Cognitiva e Professor do Centro universitário Joaquim Nabuco (UNINABUCO).

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Adjunto no Departamento de Psicologia da UFPE, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, e Coordenador do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE. Endereço para Correspondência com os autores: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Av. da Arquitetura, s/n, Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH, 8º Andar, 50740-550, Recife – PE, Brasil. Telefones: [55-81] 2126-8272 / 2126-7330. Fax: [55-81] 2126 7331.

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Professor Titular no Departamento de Psicologia da UFPE, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva.

Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Profa. Dra. da UFAM atuando na graduação e pós-graduação

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Publicado

2019-11-28

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