IMPACTO DA EDUCAÇÃO COLONIZADA SOBRE O BEM ESTAR DE ÍNDIOS, NEGROS E MESTIÇOS NA AMAZÔNIA (AMAZONAS- BRASIL)

Autores

  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Descolonização da educação, soberania, Identidade, autonomia, realização e bem estar, índios, negros e mestiços, Amazônia brasileira

Resumo

Neste artigo analisamos indicadores associados ao impacto histórico da colonização da educação formal sobre identidade, soberania e bem estar na Amazônia brasileira. A pesquisa recorreu a amostra de 1716 habitantes do estado do Amazonas que anônima e voluntariamente responderam a instrumento próprio sobre informações socioeconômica, culturais e bem estar psicossocial. Os resultados demonstram baixo investimento histórico na infraestrutura educacional o que impacta no cenário de opressão social, evidenciando elevada necessidade de orientação para a soberania, cidadania, autonomia e realização pessoal, de modo a influenciar a melhoria dos indicadores de bem estar psicossocial e realização pessoal de negros, indígenas e mestiços na Amazônia. Concluímos que há uma história subterrânea que necessita ser rememorada, incluída e valorizada no currículo escolar e nos processos de educação informal nos âmbitos familiar e comunitário na Amazônia brasileira, promovendo o exercício consciente da soberania e cidadania para todos os habitantes do país.

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Publicado

2019-01-04