PARADIGMAS DA INCLUSÃO DA PESSOA CEGA: VENCENDO DESAFIOS

Autores

  • Robson Andre Santos de Souza Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Carmen Tereza Velanga Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marlene Rodrigues Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Melissa Velanga Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

A necessidade de se conhecer uma trajetória histórica sobre as pessoas cegas e seus desafios tem sido colocada em nossos dias, para melhor compreensão do processo de inclusão destas pessoas. De que forma se constituiu a história acerca da cegueira, segundo os estudos da área? De que maneira conhecer esta trajetória ajuda a compreender melhor o processo de inclusão e de exclusão? O que podemos aprender com a história e os desafios enfrentados pela pessoa cega no sistema educacional brasileiro, e por conseguinte, trazer para a prática docente? Estas são as reflexões a que nos propomos neste artigo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica buscando identificar de que forma a cegueira tem sido percebida através dos processos históricos registrados, trazendo os paradigmas dessa trajetória até os dias atuais. O objetivo é contribuir com a discussão na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, especialmente na formação de professores, onde se encontra a mais premente necessidade de um olhar para a inclusão a partir das diferenças.

 

Palavras-chave: Paradigmas da Cegueira. Educação Inclusiva. Formação de Professores.

 

ABSTRACT: The need to know a historical trajectory about blind people and their challenges has been placed in our days, to better understand the process of inclusion of these people. How has the story about blindness been constituted, according to area studies? How does knowing this trajectory help us better understand the process of inclusion and exclusion? What can we learn from the history and challenges of the blind person in the Brazilian educational system, and bring to the teaching practice? These are the reflections that we propose in this article. It is a bibliographical research to identify how blindness has been perceived through the historical processes, bringing the paradigms of this trajectory to the present day. The objective is to contribute to the discussion in the area of ​​inclusive education, especially in teacher training, where the most urgent need is to look at inclusion from differences.

 

Keywords: Paradigms of the Blindness. Inclusive education. Teacher training.

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Publicado

2019-06-30

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