SIMULAÇÃO MENTAL, AUTOCONSCIÊNCIA E CONSTRUÇÃO DO BEM-ESTAR: ENLACES EM COGNIÇÃO SOCIAL

Autores

  • Vanessa Bezerra Cornélio Martins Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Lucas Nonato Souza e Silva Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Resumo

: A cognição social é um campo da psicologia social que investiga a forma como as pessoas compreendem as outras pessoas e elas mesmas. Surgiu do interesse de psicólogos sociais pela psicologia cognitiva, que começaram a utilizar os modelos cognitivos para entender os processos básicos subjacentes às interações sociais. Ao se estudar a felicidade humana, também chamada de Bem-Estar, notou-se a importância dos múltiplos processos cognitivos e motivacionais que moderam o impacto que o ambiente externo pode exercer no bem-estar subjetivo. A felicidade não depende diretamente do que possuímos, e das condições objetivas de vida, pois essas características podem influenciar o bem-estar subjetivo, mas não são indispensáveis para tal. O que importa, é como nos sentimos a respeito de nós mesmos e do que nos acontece. Para que a vida seja melhor, precisa-se aprimorar o modo como se percebe a vida. Esse artigo discorre sobre Cognição Social, Autoconsciência e Bem-estar, e apresenta a hipótese das simulações mentais como uma ferramenta de mediação de Autoconsciência e de construção do Bem-Estar para o indivíduo.

Palavras-chave: Cognição Social, Bem-Estar Subjetivo, Autoconsciência, Simulação Mental.

 

Abstract: Social cognition is a field of social psychology that investigates how people understand other people and themselves. It arose from the interest of social psychologists in cognitive psychology using cognitive models to understand the basic processes underlying social interactions. From the study of human happiness, also called well-being, it was observed the importance of multiple cognitive and motivational processes that moderate the impact that the external environment can have on subjective well-being. Happiness does not depend directly on what we have, and on objective living conditions, since these characteristics may influence subjective well-being, but they are not indispensable to it. What matters is how we feel about ourselves and what happens to us. For life to be better, it is necessary to improve the way life is perceived. This article addresses the themes of Social Cognition, Self-Awareness and Well-Being, and presents the hypothesis of mental simulations as a tool for mediating both self-awareness and the construction of individual well-being.

Keywords: Social Cognition, Well-Being, Self-Awareness, Mental Simulation.

 

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Biografia do Autor

Vanessa Bezerra Cornélio Martins, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Universidade Federal de Pernambuco Fisioterapeuta. Membro do LACCOS.

Lucas Nonato Souza e Silva, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Universidade Federal de Pernambuco Bacharel em Filosofia. Bacharel em Ciências Sociais. Mestrando em Psicologia Cognitiva. Bolsista CNPq. Membro do LACCOS.

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Adjunto no Departamento de Psicologia da UFPE, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, e Coordenador do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE. Endereço para Correspondência com os autores: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Av. da Arquitetura, s/n, Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH, 8º Andar, 50740-550, Recife – PE, Brasil. Telefones: [55-81] 2126-8272 / 2126-7330. Fax: [55-81] 2126 7331.

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Professor Titular no Departamento de Psicologia da UFPE

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Publicado

2019-11-28

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