IMPACTO DE VARIÁVEIS CONGNITIVAS E CONTEXTUAIS SOBRE O SUCESSO ACADÊMICO E O BEM ESTAR NA UNIVERSIDADE – QUE FAZER? QUE DEIXAR DE FAZER?

Autores

  • Suely Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Adrián Cuevas Jiménez Universidade Autónoma Nacional de México - UNAM
  • Adriela de Marchi Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Alfonso Barca Lozano Universidade de La Coruña
  • Alicia Rivera Morales Universidad Pedagogica Nacional de México, CDMX
  • André Luiz Machado das Neves Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Antônio Carlos Maciel Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Aura Teresa Barba Lopez Universidad Gabriel René Moreno, Santa Cruz de La Sierra, Bolìvia
  • Brígida Singo Universidade Pedagógica de Moçambique, Maputo/Gaza, Moçambique
  • Bruno Campello de Souza Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • César Augusto Martins de Souza Universidade Federal do Pará, UFPA
  • Daniel Daniel Nivagara Universidade Pedagógica de Moçambique, Maputo, Moçambique
  • Dinah María Rochin Virués Universidade Autónoma Nacional de México - UNAM
  • Fabiane Maia Garcia Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Gilvânia Placito Braule Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Gloria Fariñas León Universidad de La Habana, Cuba
  • Heliana Nunes Feijó Leite Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Iolanda Lameira Universidade Licungo – Beira/ Mozambique
  • Jones Godinho Universidade de La Salle Manaus, Brasil
  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Juan Carlos Brenlla Blanco Universidade de La Coruña
  • Laura Marcela Cubides Sánchez Universidad Externado, Colômbia
  • Lourenço Lino de Sousa Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul
  • Luis Ernesto Solano Becerril Universidad De La Salle, Bajío, León, Guanajuato
  • Marcelina Cruz da Fonseca Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul
  • Milagros Azzi Universidad Pedagógica, UPEL
  • Pedro Mateus Universidade de Licurgo, Beira, Moçambique
  • Radhamés Mejía Universidad Eugenio María de Hostos/ Enriques y Carvajal,
  • Sérgio Pereira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Simône de Oliveira Alencar Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
  • Vilma Aparecida Pinho Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Zilda Gláucia Elias Franco de Souza Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Zuíla Guimarães Cova dos Santos Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

Este estudo parte de uma investigação longitudinal (2019-2022) mais ampla, vinculada ao Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação, Psicopedagogia e Psicologia Escolar, UFAM/CNPq, PROCAD/AMAZÔNIA-PPGEUFAM/UFPA/UFMT, Processo CAPES 8881.314288/2019-0, articula-se metodológica e teoricamente com interfaces entre a psicologia escolar, psicologia educacional, pedagogia do ensino superior e educação escolar. Atua no sentido de entender os efeitos de variáveis cognitivas e contextuais sobre o sucesso acadêmico e o bem estar na universidade. A metodologia para coleta de dados é a aplicação de caderno de instrumentos próprios com apoio do Googleodocs, a amostra atual é de n=1112 estudantes de diferentes países (Brasil, México, República Dominicana, Bolívia, Moçambique, Angola, Venezuela, Colômbia, Espanha e Portugal), do sexo masculino e feminino, idade entre 18 e 54 anos e de 51 universidades públicas e privadas que colaboram com a iniciativa. Os dados são analisados com auxílio do Excel e SPSS, de acordo com os interesses dos pesquisadores e objetivos da investigação. Os resultados atuais demonstram a importância da pesquisa sobre os temas abordados pela iniciativa considerando o impacto das variáveis estudadas sobre o rendimento acadêmico e bom estar tanto de estudantes como de docentes e técnicos no ensino superior. Foram identificadas diferenças de países, renda, etnia, gênero e renda. No caso dos docentes e técnicos verificamos evidências da exaustão feminina. Os resultados podem apoiar a administração geral e coordenação educativa e psicopedagógica universitária em sentido amplo, visando a melhoria dos indicadores de sucesso acadêmico e bem estar, por meio da proposição de novas políticas e gestão da educação superior.

Palavras-chave: Pesquisa em educação, Ensino superior, Rendimento acadêmico, Bem estar. Políticas de gestão da educação superior. Educação comparada.

 

IMPACT OF COGNITIVE AND CONTEXTUAL VARIABLES ABOUT ACADEMIC PERFORMANCE AND  WELLBEING IN THE UNIVERSITY. Whato to do? Qhato not to do?

 

Abstract: This study, part of a further longitudinal investigation (2019-2022), attached to a multidisciplinary group of Educational Research  Scholar Psychotherapy and Psychology, UFAM/CNPq, PROCAD/AMAZONIA-PPGEUFAM/UFPA/UFMT, CAPES process 8881.314288/2019-0, it is articulated methodological and theoretically with interfaces between the scholar and educational psychology, upper and scholar education pedagogy. It acts in the direction of understanding 5he effects og cognitive and contextual variables about the academic achievement and wellness in the university. The methodology to data collection is the application of own instrument cards with the support of Googledocs, the actual sample is quantity of n=1112 students from 51 private and public universities of different countries (Brazil, Mexico, Dominican Republic, Bolivia, Mozambique, Angola, Venezuela, Colombia, Spain and Portugal), from both male and female genders, aging between 18 and 54 years-old. The data were analyzed with the support of software Excel and SPSS, according to the interests of researchers and investigation focus. The actual results show the importance of the research about the themes cited in the initiative considering the impacts of the studied variables over the academic performance and wellness of the students as the teachers and technicians from upper education. There were found differences between countries, income, ethnic and gender. In the cases of the teachers and technicians it was found evidences of female exhaustion. The results could support the general administration, educative and psychopedagogy coordination and in a wide range, looking forward the better successful academic indicators and wellness, through the proposition of new policies and management of upper education.

Keywords: Educational Reserch, upper educatión, academic performance, wellness, upper educaciton mangement policies, compared education.

 

Biografia do Autor

Suely Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Profa. Dra. Universidade Federal do Amazonas

Adrián Cuevas Jiménez, Universidade Autónoma Nacional de México - UNAM

Prof. Dr. UNAM-FES Iztacala

Lourenço Lino de Sousa, Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul

Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul, Inst. Superior de Ciências da Educação, Angola

Marcelina Cruz da Fonseca, Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul

Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul, Inst. Superior de Ciências da Educação, Angola

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Publicado

2019-11-27

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