O USO DA PESQUISA-AÇÃO COMO METODOLOGIA EM PESQUISAS DA SAÚDE

Autores

  • Aldine Cecília Lima Coelho Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Ícaro Breno Rodrigues da Silva Universidade do Estado do Pará - UEPA

Resumo

Este estudo teórico tem o objetivo de discorrer sobre o uso da pesquisa-ação como metodologia em pesquisas na área da saúde. Na Pesquisa-Ação a análise qualitativa está compreendida em três dimensões: Ontológica, Epistemológica e Metodológica. Cada uma delas é responsável por compreender, respectivamente: a natureza do objetivo estudado, relação sujeito-conhecimento e os processos utilizados pelo pesquisador. A pesquisa foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados dois descritores para pesquisa, sendo eles: “Pesquisa-Ação” e “Saúde”, entre 2015 a novembro de 2020, caracterizando-se como estudo do tipo revisão bibliográfica, transversal e qualitativo. A partir da análise dos estudos percebe-se que a Pesquisa-Ação desponta como método multifacetado para as pesquisas em saúde. A promoção e prevenção de saúde podem ser vastamente difundidas por intermédio dele. Ressalta-se a importância de se realizarem estudos com outros grupos e/ou populações vulneráveis.

 

Palavras chave: Pesquisa-ação. Saúde. Metodologia.

Biografia do Autor

Aldine Cecília Lima Coelho , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/UFOPA), Mestra em Sociedade Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA), Enfermeira pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa PRAXIS UFOPA.

Tania Suely Azevedo Brasileiro , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professora titular da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Psicóloga e Pedagoga. Pós-doutorado em Psicologia (IP/USP), doutora em Educação (URV/ES- FE/USP). Membro do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação da UFOPA: Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND); Doutorado e Mestrado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PPGE) e Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA.

Ícaro Breno Rodrigues da Silva , Universidade do Estado do Pará - UEPA

Discente do curso de Medicina (UEPA)

Downloads

Publicado

2021-01-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>